A centralização realizada desde 1º de maio prevê que os serviços sejam concentrados em dois setores, um geral enquanto o outro, voltado ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O método tem promovido maior facilidade aos contribuintes que precisam se deslocar até o Centro Administrativo Municipal de Caxias do Sul.
Anteriormente, à população que precisava utilizar o serviço presencial da Secretaria da Receita Municipal tinha que passar por mais de um setor para resolver um único assunto. Com a melhoria, ao procurar o serviço, um mesmo atendente realiza todo o processo, do começo ao fim.
O objetivo da ação é promover o desenvolvimento do uso de tecnologias, além da redução dos custos operacionais para os cofres públicos, assim como o aproveitamento de atividades desempenhadas pelos servidores que, seguem em processo de treinamento para realizarem a nova função. O diretor de Atendimento, Arrecadação e Cobrança da Receita Municipal, Márcio Bertolin, destaca as melhorias.
Toda a reestruturação teve custo zero ao município. Além das alterações no sistema presencial, o serviço passa a contar com o sistema telefônico VoIP, que estabelece um atendimento direto ao setor procurado pelo cidadão, sem intervenções. A projeção é que a conclusão da implementação ocorra até 28 de junho.