Um projeto que iniciou no ano passado em Pernambuco ganhou espaço no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) de Caxias do Sul nesta semana. O “Elas em Pauta” foi adotado para priorizar assuntos de reclamantes mulheres nesta semana que é alusiva ao Dia da Mulher. A iniciativa é a primeira que da prioridade para mulheres nos Centros Judiciários gaúchos.
A coordenadora substituta do Cejusc de Caxias, juíza Ana Julia Fazenda Nunes, conta que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sugeriu que outras unidades aderissem a iniciativa após os bons resultados em Pernambuco. A ação iniciou na segunda-feira (04) e segue até está quinta-feira (07). Nos quatro dias serão realizadas 15 audiências de conciliação.
A juíza Ana Julia explica que foram encaminhados processos que estão em diversas fases para serem debatidos durante a semana. Além disso, as demandas e motivação das conciliações são diversas, bem como a profissão das mulheres. Ela cita que muitos processos tornam-se mais complicados com o passar dos anos.
A expectativa da juíza é de que, no próximo ano, com a proposição do CNJ com maior antecedência mais Centros possam aderir a iniciativa. Pois, para ela, o Cejusc é um local de acolhimento e escuta para toda a sociedade, por isso mais ações como esta devem ser desenvolvidas para evidenciar importantes pautas.
