Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Conforme a estatística, o Rio Grande do Sul foi o estado que mais gerou empregos, no primeiro mês do ano. No período, foram contabilizados 134.553 admissões e 113.743 desligamentos, com um saldo positivo de 20.810 postos de trabalho. Considerado o maior saldo registrado nos últimos 23 meses, e um aumento de 93,4% em comparação ao ano passado.
O levantamento também demonstra que Caxias do Sul efetivou 1.735 contratações. O dado coloca o município em segundo lugar do Rio Grande do Sul na contratação formal de trabalhadores. O setor que mais avançou foi o da agricultura, devido ao período de safra, mas por meio de vagas temporárias. Depois vieram a indústria e os serviços. Setor que ganha cada vez mais espaço em nível de contratação.
O mercado de trabalho é considerado o setor dependente do nível de atividade geral da economia, como evidencia o economista da CIC Caxias, Mosár Leandro Ness. Ainda segundo ele, o setor em movimento promove a desoneração da folha e melhores expectativas por parte dos empresários. Ele salienta que a economia por meio do mercado de trabalho se torna fator positivo, quando ocorre a redução das tributações.
Ainda conforme os dados do Caged, no Estado, a agropecuária também foi o setor econômico que mais se destacou com um saldo de 10.700 postos de trabalho. Na sequência vieram a indústria, com 6.834; o setor de serviços, com 3.786 postos abertos; e a construção civil, com 1.686 novas contratações.