A partir desta segunda-feira (25), e até o dia 31 de maio, alguns grupos prioritários poderão se imunizar contra o vírus causador da gripe, em todas as 48 Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul. A nova estratégia, adotada pelo Ministério da Saúde, ocorre em meio a um surto de casos de dengue no país. E pretende, a um só tempo, estender e antecipar a vacinação contra Influenza para todos os grupos prioritários, de forma concomitante, e antes do período mais frio do ano.
Quem explica é a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi, ela ainda esclarece que, em 2024, a meta do Município é imunizar 90% da população. Até porque, ano passado, esse índice ficou muito abaixo do projetado pela Secretaria de Saúde, não passando de 53%. Sendo assim, uma das estratégias adotadas pela pasta será a aplicação da vacina em dois sábados, dias 06 e 13 de abril. Inclusive, a secretária explica que a escolha destes finais se semana, logo no início da campanha, foi proposital, a fim de oportunizar as pessoas a possibilidade de se imunizar, o quanto antes.
A dirigente lembra que a liberação para os outros públicos deve acontecer até o final de junho, de acordo com o calendário estadual de vacinação. Ela também chama atenção para uma peculiaridade desta campanha e que está relacionada a uma determinação do Ministério da Saúde, pois o registro deverá ser feito no Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SIPNI). Portanto, sendo necessário que as pessoas levem consigo, a carteira de identidade, ou a CNH, documentos que constam o CPF e habilitam para o recebimento da vacina.
A secretária de Caixas lembra que o Ministério da Saúde já vinha adiantando essas campanhas e que, este ano, isso aconteceu devido ao aumento expressivo de casos de dengue. Além disso, em termos epidemiológicos, neste período do ano, começa a aumentar também os caos de Influenza, por conta do outono. Portanto, Daniele considera acertada a decisão do Ministério, até porque, quando se trata de prevenção a vacina é o método mais eficaz e foi o responsável pelo controle, inclusive, de uma das epidemias mais letais, dos últimos tempos, a Covid-19.
Segundo Daniele, o número de pessoas que correspondem a este universo prioritário em Caxias do Sul é de 200 mil, no entanto, o Município só recebeu, por enquanto, 17 mil doses. Contudo, a expectativa da pasta é que, em lotes futuros, o município receba doses adicionais e de acordo com a média de aplicação do Estado. Contudo, ela pondera que o maior entrave não é o número reduzido de doses, mas a mitigação da doença, por parte da população. Ou seja, a maioria esquece que a erradicação de algumas doenças só foi possível por conta de campanhas eficientes de vacinação e que, portanto, manter o calendário atualizado é vital, inclusive, para evitar casos graves da Influenza e outras doenças respiratórias.
A campanha que inicia, nesta segunda-feira, começa pelo imunização dos seguintes grupos prioritários: crianças de seis meses até seis anos de idade; gestantes; puérperas, ou seja, quem tiveram bebê a menos de 30 dias; professores, de todos os níveis; povos indígenas; idosos, com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; e também das forças armadas; pessoas com doenças crônicas; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; quilombolas; e, por fim, pessoas privadas de liberdade.
A secretária lembra que todas as unidades básicas de saúde estarão aplicando também doses de Covid e fazendo a atualização do calendário vacinal das crianças. No site da Rádio Caxias você encontra o horário de funcionamento dessas unidades.
Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza
- Inicialmente para públicos prioritários
- Período: de 25 de março a 31 de maio
- Horários: em todas as UBSs de segunda a sexta. Nas UBSs de horário tradicional até 15h e nas de horário estendido (Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê) até 18h.
- É necessário levar documento com foto e CPF
Públicos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Povos indígenas a partir dos 6 meses de idade;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores de todos os níveis;
- Pessoas de 60 anos de idade ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Dias D da Vacinação Contra a Influenza: em todas as UBSs
- 06 de abril (sábado) das 9h às 15h
- 13 de abril (sábado) das 8h às 17h