O Centro de Intervenção Educacional Especializada (CINEDE) foi criado com o objetivo de oferecer atendimento pedagógico específico para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental.
O espaço contará com uma equipe composta por professores com especializações em Atendimento Educacional Especializado, Intervenção ABA para autismo, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade. Além disso, o quadro de profissionais incluirá assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos, que estarão à disposição para atender às diversas necessidades dos alunos.
Segundo a secretária de Educação, Flávia Vergani, o espaço atende a uma demanda crescente na região e à necessidade de um ambiente escolar mais inclusivo. Ela salienta que serão realizadas orientações para as escolas, além de um atendimento voltado para os pais.
Os estudantes atendidos serão selecionados com base em informações enviadas pelas escolas através de relatórios e formulários, além de dados da equipe multiprofissional da Secretaria da Educação. Serão priorizados os estudantes que atualmente não recebem nenhum atendimento e que têm mais de oito anos, já que até essa idade existe um atendimento específico realizado no Centro Especializado de Saúde (CES).
O Centro de Intervenção Educacional Especializada está localizado na Rua Marechal Floriano, nº 889, Centro.