Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Caxias do Sul deve ganhar estação para monitorar qualidade do ar e medir partículas nocivas

  • Keize Machado
  • 25/10/2024
Foto: Divulgação | Rádio Caxias

A qualidade do ar se tornou um tema central nos últimos meses devido ao aumento das queimadas pelo Brasil, com reflexos na Serra Gaúcha. O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), está contratando a instalação de estações de monitoramento em três cidades do Estado: Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria.

Apesar do cenário de queimadas e enchentes, a FEPAM esclarece que essa medida faz parte do ProClima2025, um programa lançado no ano passado para desenvolver estratégias de combate às mudanças climáticas. As novas estações já estavam previstas antes do agravamento das condições ambientais e serão integradas à Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (Rede Ar do Sul). Atualmente, essa rede conta com cinco estações em operação em áreas industriais e uma unidade temporária em instalação em Porto Alegre.

As novas estações serão equipadas para medir partículas PM 2,5, consideradas altamente nocivas ao sistema respiratório, além de outros poluentes estabelecidos pela Resolução Nº 506/2024 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Assim como as unidades já em operação, os dados coletados serão disponibilizados na página da Rede Ar do Sul, no site da FEPAM, com atualizações diárias. Além disso, a Política Nacional de Qualidade do Ar, vigente desde maio de 2024, determina que estados e municípios integrem seus dados ao MonitorAr, aplicativo federal para monitoramento da poluição atmosférica.

O contrato para as novas estações, assinado de forma emergencial em Porto Alegre, terá duração de seis meses. O processo de documentação para a instalação das estações permanentes está em andamento e deve ser concluído até o primeiro semestre de 2025. Paralelamente, a FEPAM também prepara a contratação de uma unidade móvel de monitoramento, que deve se deslocar por diferentes pontos do estado, com previsão de início de operação no mesmo período.

Tags:
  • AR
  • caxias do sul
  • ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO
  • ESTADO
  • Fepam
  • PARTÍCULAS
  • Rio Grande do Sul
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Crônica: “Quem não deve, não teme!”

  • Redação
  • 25/10/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Com data marcada, Horti Serra será realizado em Fazenda Souza no próximo ano

  • Alana Matos
  • 25/10/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Missa de Corpus Christi será realizada dentro da Catedral de Caxias do Sul

  • 18/06/2025
ler post

Caxias do Sul celebra 135 anos com festa na praça e distribuição de bolo a comunidade

  • 18/06/2025
ler post

Ponte da Cooperação não foi sinalizada do lado de Caxias antes de acidente e secretário justifica que nível do rio subiu durante a madrugada

  • 18/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Técnico do Caxias fala sobre o sistema defensivo da equipe
  • Juventude perde para o América-MG no Brasileirão Sub-20
  • Esmeraldas empatam com o Bahia e garantem permanência na elite do futebol feminino
  • Oriente Médio: Economista afirma que desdobramentos do conflito entre Israel e Irã  vão além do mercado de petróleo
  • Presidente do Caxias comenta sobre os objetivos do Grená na temporada
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

25/10/2024 - Atualizado em 25/10/2024 - 19:12

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar