Durante o mutirão da saúde da mulher, realizado no último sábado (19), a secretária de Caxias, Daniele Meneguzzi, anunciou a criação do Ambulatório da Saúde da Mulher 40+, proporcionando um espaço de acolhimento e atendimento multidisciplinar para mulheres acima dos 40 anos. O novo ambulatório, que atenderá mais de 30% da população feminina de Caxias do Sul, nesta faixa etária, oferecerá serviços como ginecologia, endocrinologia, psicologia, nutrição e serviço social.
Conforme a secretária de saúde, o objetivo é aumentar a adesão das mulheres aos tratamentos propostos, melhorando os resultados e benefícios. Daniele Meneguzzi ainda destacou a importância desse novo serviço na promoção de assistência global para as mulheres em uma fase da vida repleta de dúvidas e na qual o acolhimento é essencial.
Meneguzzi também ressaltou que o ambulatório ocupará uma área do Centro Especializado de Saúde (CES); onde, atualmente, se localizam algumas farmácias e cujo novo endereço será anunciado, em breve. Conforme a titular da saúde, a readequação do espaço proporcionará a abertura de diversos novos serviços especializados na rede de saúde de Caxias do Sul.
O Ambulatório da Saúde da Mulher 40+ se junta a outros dois serviços já existentes: o Ambulatório Municipal de Gestação de Alto Risco, que zerou a fila de espera para esse tipo de atendimento e não registrou óbitos entre as pacientes, e o Ambulatório de Ginecologia Referenciada, que já realizou mais de mil consultas e procedimentos ginecológicos especializados, evitando o encaminhamento para serviços terceirizados.