Segundo o executivo, a prioridade do município é liberar as estradas para atender às famílias ainda isoladas, bem como para escoar a produção industrial e agrícola. O retorno das famílias de Galópolis às suas casas também é uma preocupação importante. Segundo a prefeitura, a plataforma servirá como base para os relatórios que serão utilizados na busca por recursos do governo federal.
A ferramenta digital foi criada para acompanhar os pontos críticos da cidade durante o período de chuvas. A iniciativa surgiu devido à dificuldade na divulgação das ações de resposta à calamidade provocada pelas chuvas. Até o momento, foram registradas 129 demandas, sendo que 35 já foram concluídas. A prefeitura se comprometeu a atualizar as informações diariamente. A plataforma está disponível no site oficial da prefeitura de Caxias, no portal “Pontos Críticos da Cidade”.
Por meio de um mapa, os moradores podem acompanhar os lugares afetados pela chuva, com detalhes sobre o problema, momento da detecção e progresso no atendimento. Os dados são da Defesa Civil, subprefeituras, Departamento de Drenagem da Smosp e da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.
As ocorrências cadastradas são divididas em cinco categorias, sendo apresentadas as que já foram resolvidas e as que ainda estão em espera. Cada demanda inclui informações específicas, como data do incidente e da conclusão do atendimento, quando aplicável, além de fotos do local e indicação no mapa da ocorrência.
A iniciativa, lançada nesta quinta-feira (23) foi idealizada pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP) da Secretaria de Obras.
Até a manhã desta sexta (24), das 129 ocorrências mapeadas em todo o município, 35 tiveram o atendimento concluído (27%).
Tipos de ocorrências:
Queda de árvore: 4
Alagamento: 32
Colapso de via: 47
Colapso de galeria: 10
Queda de barreira: 36