Na última semana, o relato do jogador do Palmeiras, Endrick, de 17 anos, colocou o assunto em pauta. A formalização do documento ocorre para evidenciar que não existe uma união estável e assim, sem impactos patrimoniais. Desta forma, a procura por informações sobre o registro teve aumento significativo em Caxias do Sul, seja de forma particular ou através de cartórios. Conforme estimativas, a procura pelo contrato de namoro subiu de 6 para 10 casais no último mês.
Atualmente, o Colégio Notorial do Brasil aponta um crescimento de 30% na redação de Escrituras Públicas Declaratórias de Namoro no Brasil. Conforme o tabelião substituto, Rodrigo Isolan, a busca pela documentação ficou evidente no município após o Dia dos Namorados. Ele salienta que neste tipo de contrato, cláusulas específicas podem ser acrescentadas.
No município, para realizar uma Escritura Pública Declaratória de Namoro por meio de um cartório é necessário portar um documento com foto, além de certidão de nascimento e um comprovante de residência. A emissão do documento possui um custo de aproximadamente R$120,00.