O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul está sem sistema por tempo indeterminado devido o alagamento da sede do Tribunal Regional Eleitoral em Porto Alegre neste final de semana, onde fica o datacenter com todos os dados da Justiça Eleitoral do Estado. O prazo de regularização do título de eleitor e outros serviços foram estendidos até o dia 23 de maio.
De acordo com as informações do Chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowiski, a cheia do Guaíba, em Porto Alegre, chegou no prédio onde fica a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – e também onde está instalado todo datacenter do sistema eleitoral do Estado. Por questões de segurança, foi necessário desligar todos os equipamentos, fazendo com que nenhum cartório gaúcho consiga acessar as informações nesta segunda-feira (29).
A reportagem da Rádio Caxias questionou Edson sobre a possibilidade dessa extensão do prazo atrapalhar as eleições municipais, porém, ele descarta a possibilidade.
Em Caxias, já foi possível notar uma fila na parte de fora do Cartório nesta segunda devido a falta do sistema. Os funcionários seguem no local orientando a população, mas com o prazo estendido de regularização, todos terão ainda alguns dias para se acertar com a Justiça Eleitoral