Nascido em Piranhas e criado no povoado de Entremontes, o alagoano Gilberto é conhecido como artilheiro no meio do futebol. Aos 35 anos, o centroavante está feliz ao vestir a camisa do Juventude e soma nove gols em 26 partidas na temporada. O camisa 9 atuou no Canadá, Estados Unidos, Turquia e Emirados Árabes. Na liga de futebol americana, o jogador desbancou o astro inglês Jermain Defoe e balançou as redes em uma cobrança de falta que frequentemente é relembrada nas redes sociais.
A trajetória de Gilberto começou na sua cidade de nascença jogando campeonato municipal. O prefeito da época viu o centroavante jogando e pediu para que ele fizesse teste no Confiança-SE. Aprovado, se destacou e foi levado para o Santa Cruz-PE. Na equipe de Recife, o jogador ganhou rodagem ao ser emprestado para o Vera Cruz-PE e no retorno conquistou seu espaço no time principal do tricolor pernambucano. Em 2011 se destacou e foi contratado pelo Internacional. Após a passagem por Porto Alegre, a carreira do camisa 9 decolou.
Sempre centroavante, mas já quebrou o galho atuando de atacante de lado no começo da sua carreira pela velocidade. Gilberto é fã de Romário e Ronaldo e tem o futebol no DNA, já que seu pai também jogou. Outra inspiração do atleta é Marcelo Ramos, que foi seu companheiro de equipe no Santa Cruz. Sua experiência permite entender a diferença da modalidade no Brasil e no exterior. “Na MLS (Liga de Futebol Americana) é o conceito mais referência de futebol. Além de ser profissional ao extremo, o jogo é vendido como entretenimento. Foi ali que eu aprendi que tinha que correr bem mais. Tinha que ser alta intensidade o tempo todo. Fora de campo, a torcida ia para assistir o espetáculo. Acho que o Brasil precisa migrar pra isso”, destaca.
O amor pelo futebol faz transformar jogadores em máquinas. Contudo, existe suporte por trás e renúncia que são feitas por atletas. O alto desempenho exige distância da família e comprometimento no dia-a-dia. “Somos profissionais. Temos que encarar os desafios, mas é muito díficil ficar longe da família. Acho que é a parte mais difícil para o atleta. São eles que dão o descanso necessário para a cabeça”, ressalta.
O centroavante já viveu grandes momentos na sua carreira, mas frequentemente viraliza nas redes sociais com um gol de falta marcado em 2014. No episódio, Gilberto defendia o Toronto FC e tinha sofrido uma falta próxima da área. Amigo do gol, o jogador queria cobrar, mas Jermain Defoe, principal astro da equipe, também queria bater o tiro livre. O inglês se posicionou e enquadrou o corpo. Quando o árbitro autorizou, o camisa 9 do Juventude apareceu correndo e chutou em gol balançando as redes. Hoje, o brasileiro relembra com sorriso a situação vivida com o inglês. “Foi um lance fora do contexto. Sempre fui um cara tranquilo de lidar. Nunca entrei em conflito e nem gosto. Meu antigo empresário tinha me falado durante a semana que eu era fera e tinha sido contratado pra ajudar. Pediu pra eu me posiconar. Aconteceu a falta e pensei: essa é minha. Fiz o gol e o Defoe me pediu desculpas no momento. Foi um processo de amadurecimento. Meu primeiro ano fora do país. Não é fácil. Se não tiver uma pessoa que te ajuda não vai ser fácil sair do Brasil”, recorda.
JUVENTUDE
Contratado em janeiro, Gilberto se adaptou fácil ao Juventude e está atravessando bom momento no clube. Além de ter reencontrado o caminho dos gols, o centroavante gosta do contexto do alviverde. “Caxias do Sul é uma cidade ótima e que eu gosto. Minha família também. Pessoas fenomenais, culinária boa e com variedade”, aponta.
O centroavante acredita que Jair Ventura pode ter o mesmo sucesso que seus antecessores tiveram no alviverde. Gilberto se reencontrou vestindo as cores jaconeras. “Acho que o Juventude veio em um excelente momento da minha carreira. Estava vivendo um momento díficil e poder recomeçar é sempre bom. Que bom que está sendo aqui no clube. Tudo conspira naquele que crê em Deus e confiei que ira para um lugar bom. Realmente está sendo”, finaliza.
ACOMPANHE
Ouça no player acima a entrevista exclusiva com Gilberto, centroavante do Juventude.