Em meio aos gritos de ordem de – mexeu com uma, mexeu com todas – em briga de marido e mulher a gente mete a colher – centenas de pessoas percorreram as principais ruas de Caxias do Sul pedindo um fim à violência contra meninas e mulheres. A caminhada que está na 4ª edição é um movimento organizado pelo Núcleo do Grupo Mulheres do Brasil em Caxias do Sul. A conscientização sobre os níveis de violência contra a mulher foi o tema da caminhada, que ocorreu na manhã deste domingo (1), em Caxias do Sul. O ato, segundo a organização do evento, reuniu mais de 400 pessoas e percorreu várias vias da zona central da cidade com o objetivo de chamar a atenção para a causa.
A iniciativa busca conscientizar sobre a grave realidade, cujos números são alarmantes. De acordo com a ONU, cerca de 70% das mulheres enfrentam algum tipo de violência ao longo da vida, simplesmente por ser mulher, configurando a violência de gênero como uma pandemia global.
A organização teve início às 9h30, no Largo da Prefeitura e a saída foi às 10h, rumo ao Parque dos Macaquinhos. No local, foi distribuído material informativo, além da realização de atividades de estímulo ao exercício físico, com distribuição de frutas e água para os participantes.
Nesta edição, a caminhada em Caxias do Sul foi realizada juntamente com a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Caxias do Sul.