As mobilizações em torno da criação de um canal de televisão aberta para o Legislativo de Caxias do Sul seguem avançando. Nesta sexta-feira (4), o presidente da Câmara, Lucas Caregnato (PT), e o vice-presidente, Wagner Petrini (PSB), estiveram em Brasília, onde assinaram o termo de cooperação com a Câmara dos Deputados, responsável pela Rede Legislativa de Rádio e TV. O documento é considerado fundamental para viabilizar a implantação do sistema de transmissão em TV digital, com sinal aberto, no Parlamento local.
Conforme Caregnato, o ato representa um passo importante na evolução do processo de liberação do canal, discutido há anos e que agora começa a ser concretizado. Ele ressalta que, após a assinatura, deve ocorrer em breve a instalação dos equipamentos necessários, que serão totalmente custeados pelo Programa Brasil Digital, do governo federal.
Ainda na sessão ordinária de quinta-feira (3), foi aprovada por unanimidade a criação de cinco cargos em comissão, quatro assessores políticos (CC-06) e um assessor técnico (CC-08). A medida busca reforçar a equipe que atuará na operação da TV após a implantação do canal aberto. O projeto aprovado segue agora para sanção do prefeito Adiló Didomenico. Caregnato destaca que a TV Câmara ainda é de pequeno porte, o que reforça a necessidade de ampliação da equipe diante da nova demanda de coberturas que serão transmitidas ao público.
A busca pela concessão do sinal aberto teve início em 2012, durante a presidência do então vereador Francisco Spiandorello, idealizador do projeto. Atualmente, as transmissões da TV Câmara ocorrem apenas pelo YouTube e pelo canal 16 da Claro/NET.