O crescimento na demanda de pequenos empreendedores dos setores de serviços e comércio, resultou em um aumento de 23% na oferta de crédito do Banco da Família no Rio Grande do Sul durante o primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. As informações divulgadas pelo banco enfatizam a relevância do setor de serviços, que corresponde a 74% do total de financiamentos, seguido pelo comércio, com 17%.
As mulheres assumiram grande protagonismo nesse cenário, representando mais de 62% dos beneficiários. Muitas delas utilizaram o crédito para iniciar ou expandir seus negócios, enquanto os trabalhadores informais também se destacaram, compondo 58% do público atendido. A fundadora e presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, explica sobre como funciona o processo de solicitação de crédito.
A instituição que atende em Caxias do Sul desde 2005, já concedeu mais R$ 420 milhões em empréstimos. Para além de Caxias, o Banco da Família atende toda a regional da Serra, registrando um crescimento de 20% na demanda de crédito no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2023.
Fundado em 1998 em Lages, Santa Catarina, o Banco da Família atende clientes em 295 cidades nos três estados do Sul do Brasil, sendo reconhecido como a terceira melhor organização mundial no ramo das microfinanças, de acordo com o ranking da MicroRate (2021). Com uma trajetória de mais de duas décadas, o Banco realizou aproximadamente 450 mil operações que impactaram mais de 1,8 milhão de pessoas, com a liberação de quase R$ 2,7 bilhões em recursos.