A confirmação sobre a assinatura do projeto no litoral gaúcho foi feita nesta quinta-feira (26) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. O projeto está na fase final de encaminhamentos para viabilizar as mudanças logísticas necessárias e deve ser assinado até o dia 20 de outubro.
O terminal marítimo de Arroio do Sal promete impactar positivamente toda a região da Serra Gaúcha, além de criar uma infraestrutura portuária moderna e eficiente, capaz de atender à crescente demanda do comércio internacional e facilitar o transporte de cargas.
O projeto inicial prevê um terminal de uso privado com capacidade para receber até 40 mil toneladas. A obra também deve incluir um calado de 17 metros, permitindo a recepção de embarcações de grande porte. O ministro Paulo Pimenta destaca que o projeto representa uma mudança significativa na economia do estado, após anos de espera.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a assinatura do projeto promove um dos maiores investimentos na região.
O investimento total deve ultrapassar R$ 1,3 bilhão, com previsão de gerar mais de 2 mil empregos diretos durante a construção e 5 mil indiretos. A reunião de anúncio contou com a participação de empresários, juntamente com o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila. Também compareceram a deputada federal Denise Pessôa e o deputado estadual Pepe Vargas.


