Símbolos de história e cultura, os museus de Caxias vão ganhar mais fomento durante a 34ª Festa da Uva, com a ampliação no horário de funcionamento. Entre os dias 15 de fevereiro e 03 de março, os visitantes vão poder conferir os atrativos culturais do Museu Ambiência Casa de Pedra, do Museu Municipal Maria Horn, e o Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial, de terça a domingo, das 9h até às 18h.
Espaços culturais dinâmicos e com um papel importante no campo turístico da cidade, os museus promovem a retomada de atrativos que permaneceram fechados durante a pandemia, como por exemplo, o Monumento Nacional ao Imigrante, que permaneceu fechado por cerca de três anos, após enfrentar problemas com roubos de fiação que danificou a estrutura e afetou diretamente as visitações.
Surgido em 1947, o Museu Municipal é o mais antigo da região Nordeste do Rio Grande do Sul. Diante disso, os visitantes passam a ser inseridos na contextualização histórica presente no local. Como diferencial este ano, a exposição “Memórias e Territórios do Vinho” estará presente no Museu, com a abordagem da colheita e do trabalho ocorrido diante da transformação territorial.
Conforme o diretor de Museus e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, Itamar Comarú, a preservação e o reconhecimento histórico pode ser evidenciado para além dos museus. Ele salienta que o espaço promove muito mais que apenas uma manifestação cultural, mas debates necessários diante da construção da história.
Quem visitar o Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, durante a Festa da Uva, também vai poder contemplar o Memorial Atelier Zambelli, que está localizado no espaço interno do Monumento Jesus Terceiro Milênio e ficará aberto de segunda a segunda das 12h às 21h. O Monumento ao Imigrante reabre de terça a domingo, com o mesmo horário de funcionamento.