As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro Centenário e de Vila Cristina, que foram severamente atingidas pelas intempéries climáticas de maio, irão reabrir para atendimento ao público, após a realização de algumas adequações na estrutura.
Na UBS Vila Cristina, o trabalho de reforma é realizado por Secretarias da Saúde, Habitação, Obras, Samae e a Subprefeitura local. Os reparos servirão para que a Unidade volte a ofertar atendimentos, até que uma nova seja construída, em outro ponto do mesmo terreno. O prazo para reabertura da UBS é final de setembro, como coloca a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.
A construção da nova UBS contará com recursos federais, já que o município foi contemplado pelo governo federal, contudo, aguarda o repasse para dar seguimento aos próximos passos. Enquanto isso, os atendimentos seguem ocorrendo na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que foi cedida depois que a Unidade foi alagada durante as enchentes de maio.
A UBS do Centenário, que também passa por processo de reforma, após novas avaliações do solo em período menos chuvoso, foi constatada a possibilidade de reabertura mediante melhorias pontuais na estrutura, até que a nova UBS para a região, a Caminho do Meio, seja construída. A unidade do Centenário só deve voltar ao funcionamento no final de outubro, devido a uma maior necessidade de intervenções. Como o prédio não pertence ao município, essa reforma está sendo realizada pela comunidade.
Avaliações periódicas serão realizadas pela Defesa Civil, e em caso de risco real a estrutura do prédio, a administração municipal será contatada. Os atendimentos seguem sendo realizados em UBSs da Zona Norte – Fátima Baixo, Santa Fé, Belo Horizonte e Vila Ipê – até que a reforma esteja concluída.