O debate em torno do Porto Meridional, em Arroio do Sal, avançou mais capítulo, na última quinta-feira (04), com a aprovação do requerimento que autoriza a construção e a exploração do local. Ainda que o Porto de Rio Grande tenha sido contrário a medida, sob a justificativa de perda de competitividade, algo que não se sustenta, na opinião do senador gaúcho, Luis Carlos Heinze (PP); e teria ficado provado com a apreciação favorável da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em detrimento do recurso protocolado por Rio Grande. Contudo, o projeto ainda carece de uma licença ambiental, a ser emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo o senador, a projeção inicial é que isso aconteça até meados de julho, tendo em vista que o projeto ainda precisa passar pelo crivo do Ministério dos Portos e Aeroportos para, enfim, sair do papel. Ele esclarece que só depois disso é que empresa Porto Meridional Participações S.A. irá tocar a questão dos recurso necessários para viabilizar o projeto. Todavia, por se tratar de um obra financiada, integralmente, com recurso privado, a expectativa é que isso ocorra, já em 2025. Beneficiando não apenas a Serra Gaúcha, mas também todo o estado do Rio Grande do Sul. Conforme o senador, o gasto estimado para isso seria de mais de US$ 1 bilhão, o equivalente a quase R$ 7 bilhões. Contudo, um fundo árabe, já se mostrou interessado em investir no projeto, o que representaria uma investimento inicial de US$ 1 trilhão.
Com relação ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, ou simplesmente Aeroporto de Vila Oliva, o senador acredita que o projeto deve avançar. No entanto, como o aeroporto depende mais de recurso público, o projeto se torna mais burocrático. A entrega do projeto — a cargo do Município e da empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia e Incorp – Consultoria e Assessoria — e viabilizado graças a recursos, no valor de R$ 4 milhões, repassados a Prefeitura de Caxias, por meio de contrato, deve acontecer até o final de abril, para então passar pelo aval da Secretaria de Aviação. A decisão da Antaq, relacionada ao Porto de Arroio do Sal, dever ser publicada, ainda nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial da União.