A prefeitura de Caxias do Sul, que é a gestora do Aeroporto Hugo Cantergiani, recebeu nesta semana a informação de que as medidas acautelatórias sancionadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no terminal foram suspensas. De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura, isso significa que a agência reguladora entendeu que o Aeroporto Hugo Cantergiani já dispõe de elementos que permitam à administração aeroportuária garantir mais segurança às operações aéreas, podendo assim ter uma ampliação dos voos no aeroporto, em Caxias do Sul.
Nas últimas semanas, a prefeitura encaminhou uma série de medidas visando melhorias no equipamento, dentre as quais a contratação de empresa especializada em áreas técnicas aeroportuárias (Orion Aeroportos), bem como a ampliação do número de servidores para o desempenho de suas funções no terminal.
As medidas acautelatórias haviam sido aplicadas ao terminal no final do ano passado, e limitavam o aumento de frequências semanais de operações. Aliada à suspensão dos vetos, há expectativa de que o procedimento de pouso RNP AR 15 esteja homologado até a primeira quinzena de junho. Também há outras melhorias previstas para os próximos dias, como a ampliação e remodelação das salas de embarque e desembarque, aquisição de novos equipamentos de Raio-X e de esteiras de bagagem e a instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator), um dos sistemas de apoio aos pilotos para pousos em condições meteorológicas adversas. Desta forma, gera-se expectativas de ampliação das operações no aeroporto.
Atualmente, as companhias aéreas que operam regularmente no Aeroporto Hugo Cantergiani são a Azul, a Gol, a Latam e a Voepass. Nas últimas semanas, a administração do terminal trabalhou para atender às solicitações de mudanças específicas nos procedimentos internos do Hugo Cantergiani. O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, alerta que a suspensão das medidas acautelatórias, mesmo que temporárias, representa um “claro reconhecimento da ANAC ao empenho da Administração na realização e aplicação do Plano de Ações Corretivas apresentado à agência reguladora”.
Retorno no mesmo dia
A partir do dia 5 de agosto, a Gol vai operar voos extras em Caxias do Sul, com atendimento a uma antiga e necessária demanda da comunidade, que era viajar a São Paulo e retornar a Caxias do Sul no mesmo dia. Nos últimos dias, a administração aeroportuária aprovou a ampliação da malha aérea da companhia, que passa a oferecer mais duas opções de voos. A primeira operação pousa em Caxias do Sul as 13h30 e decola as 14h10. O segundo voo decola às 6h30 e retorna ao município às 20h55. Ambos os voos têm como destino o Aeroporto de Congonhas.