Projeto empreendido pela iniciativa privada foi concluído em tempo recorde de apenas 35 dias e representa um marco para a região na retomada o turismo, principal fonte de renda para municípios que fazem parte da região das Hortênsias e dos Vinhedos.
Nesta sexta-feira (20), Dia do Gaúcho, será inaugurada a tão esperada Ponte da Cooperação, que liga as cidades de Nova Petrópolis e Caxias do Sul, às 15h. A obra, concluída em apenas 35 dias, é motivo de grande satisfação para a comunidade local.Conforme um dos coordenadores da campanha #reconstruindoconexões, Clóvis Schumann, a nova ponte promete facilitar o acesso à saúde e à educação, além de impulsionar o turismo na região das Hortênsias e dos Vinhedos.
“Estamos muito felizes por conseguir entregar essa ponte em tão pouco tempo. Com isso, vamos conseguir ligar as duas cidades novamente e estabelecer nosso turismo em toda a região”, afirmou Schumann.
Segundo Clóvis Schumann, a ponte foi projetada para suportar o tráfego de veículos pesados, com capacidade para até 45 mil quilos. No entanto, a BR-116, que dá acesso à ponte, ainda está em obras e, por enquanto, só permite a passagem de veículos leves como carros pequenos, vans e motocicletas. Portanto, o sistema de tráfego na ponte será de mão única alternada, semelhante ao adotado na região do Bananal.
“Para colocar um semáforo lá seria inviável, pois o leito do rio tem 180 metros. Se a água subir, há um grande risco de o cabo romper a eletricidade, então não queremos colocar ninguém em risco. As pessoas precisam usar um pouco de bom senso para fazer a travessia”, explicou Schumann.
Além da Ponte da Cooperação, outras duas pontes estão previstas para serem inauguradas, nas próximas semanas, incluindo uma na cidade de Feliz, que será de mão dupla e permitirá o tráfego de veículos pesados.
“Acreditamos que, em duas ou três semanas, teremos ao todo três pontes, o que vai ajudar muito a população da região”, concluiu Schumann.
Durante a construção, Clóvis Schumann admite que foram necessários alguns aditivos para garantir a qualidade e a durabilidade da obra.
“A gente teve que fazer uns aditivos também, mas acreditamos que com esses aditivos e as entradas que vão ter, nós vamos conseguir suprir sim. Esse valor a gente tem que aguardar entrar”, explicou Schumann.
Conforme Clóvis Schumann, a inauguração no dia 20 de setembro é especialmente significativa, pois coincide com uma data importante para o Rio Grande do Sul, uma vez que celebra a união das etnias alemã e italiana, que completam 200 e 150 anos, respectivamente.
“Nada melhor que fazer essa abertura no dia 20, uma data tão importante para o nosso estado. E também a união das duas etnias. Vai ser uma coisa muito breve, porque a gente não quer mais trancar nada, a gente quer que esse trânsito se libere logo, e a gente teve que esperar esse período todo por causa da cura do concreto”, acrescentou.
O representante ainda fez questão de destacar que o sucesso do projeto é mérito de toda a comunidade de Nova Petrópolis, Caxias do Sul e região.
“Eu acho que isso não é mérito de uma pessoa só, é mérito de toda a comunidade. Quero agradecer todas as pessoas que contribuíram ao nosso sonho de reestabelecer essa conexão”, finalizou.
Além disso, Schumann acredita que a inauguração da Ponte da Cooperação marca um importante avanço para a infraestrutura local, trazendo benefícios significativos para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região.