A 11ª edição da Aldeia Sesc tem início nesta segunda-feira (4). O festival que já faz parte do calendário cultural de Caxias do Sul, contará com uma extensa programação totalmente gratuita, ocorrendo entre os dias 4 e 10 de novembro, em diversos pontos da cidade.
A Aldeia é reconhecida como uma das maiores iniciativas no segmento artístico do país, conectando e promovendo o encontro entre as mais diversas linguagens culturais e artísticas. Tendo como tema “Fronteiras”, o evento busca refletir a respeito dos limites e convergências da sociedade atual. Uma das atração é a “Aldeia nas Escolas”, que oferecerá oficinas artísticas em escolas públicas de Caxias do Sul, como comenta a analista de cultura do Sesc Caxias do Sul.
O festival ocorre em mais de 40 cidades do Brasil, sendo cinco no Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo e Santa Rosa. Em Caxias, a história do projeto tem início em 2013. Entretanto, foi a partir de 2016 que o projeto ganhou projeção e passou a ser produzido e pensado com temáticas, desenvolvidas e articuladas com artistas e produtores da cidade, abordando assuntos que permitem maior aprofundamento, resgate de memórias e experimentação.
A aldeia Sesc vai movimentar a cidade, por meio de uma programação descentralizada e acessível à comunidade. Até o próximo domingo, serão mais de 50 atividades culturais, incluindo oficinas, palestras, intercâmbios, shows e espetáculos artísticos.