Nos últimos dias, solicitações para internacionalização do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani ganhou repercussão frente as atividades que dependem do tráfego aéreo. Nesta terça-feira (18), o município recebeu a homologação, com algumas restrições, da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) permitindo que o aeroporto se torne um terminal internacional.
Em um primeiro momento, a medida contempla apenas serviços aéreos privados ou serviços aéreos públicos não regulares de passageiros. Desta forma, a homologação abrange principalmente clubes de futebol por meio de delegações de jogadores para confrontos internacionais.
Os voos nesses casos devem ser agendados com 48 horas de antecedência, além disso a chegada deve ser comunicada para a Receita Federal, a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vigiagro). Recentemente, com a Arena e o Beira-Rio fechados, Grêmio e Inter também solicitaram a medida ao Governo Federal, por considerar a Serra Gaúcha como base para deslocamentos.
Conforme o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, a internacionalização representa um enorme avanço para a área aeroportuária de Caxias do Sul.
Nesta terça-feira (18), o Governador Eduardo Leite (PSDB), esteve em Caxias do Sul onde anunciou o repasse de R$14 milhões para reformas de extensão da pista e ampliação do terminal de passageiros. Além disso, a mobilização privada Todos Pela Serra Gaúcha, também alcançou aproximadamente 75% da meta estabelecida, com mais de R$ 17 milhões em recursos captados.