Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Municípios da Serra são alvos de operação contra fraude em registros de CACs

  • Keize Machado
  • 17/12/2024
Foto: Divulgação | Gaeco MPRS

A “Operação Desarme”, desencadeada nesta terça-feira (17) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gaeco/MPRS), ocorre em parceria com o Ministério Público Militar da União (MPM), o Exército Brasileiro (EB) e com o apoio da Brigada Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Ao todo, 34 cidades do Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina são alvos da investigação. Na Serra Gaúcha, os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vacaria foram incluídos nos mandados de prisão, busca e apreensão. 

O objetivo da operação é combater uma fraude na concessão e manutenção de registros de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) no Estado. Criminosos utilizavam declarações falsas de idoneidade para obter permissões do Exército e, com isso, adquiriam armas e munições que posteriormente eram repassadas a facções criminosas para a prática de diversos delitos. 

A investigação descobriu que, dois CACs estão atualmente presos, dois CACs estão atualmente dentro de presídios, dois usam tornozeleira eletrônica, outro tem 23 ocorrências contra si por estelionato e ainda há um que, em 2015, trocou tiros com policiais penais no ano de 2015, em Porto Alegre.

Conforme o promotor de Justiça do Ministério Público Militar, Diego Ruas, a primeira fase da operação tem como foco identificar e responsabilizar os criminosos. De acordo com o Ministério Público, alguns dos investigados já possuem antecedentes criminais ou respondem a processos em andamento.

O Gaeco apurou que nove CACs possuem indícios de ligação com organizações criminosas no Estado. Outros 32 são investigados por fraudes e irregularidades que envolvem os registros no Exército. Nesta etapa inicial, foram identificadas 141 armas obtidas de forma irregular e todas são alvo de apreensão. Até o momento, 82 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, inclusive em quatro presídios, com o uso de cães farejadores para localizar celulares e outros materiais ilícitos. 

Até a manhã desta terça-feira, a operação resultou na prisão em flagrante de uma pessoa por porte ilegal de armas, além da apreensão de cerca de 90 munições, mais de 60 armas, um drone e documentos. O material apreendido foi levado para unidades do Exército e ficará à disposição do Ministério Público.

Tags:
  • armamento
  • CACS
  • caxias do sul
  • GRAECA
  • mprs
  • OPERAÇÃO
  • OPERAÇÃO DESARME
  • SERRA GAÚCHA
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Educação
  • Publieditorial

Estudantes participam de colônia de férias em Vila Oliva

  • Cristian Bergamin
  • 17/12/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Incêndio destrói casa no bairro Monte Carmelo, em Caxias do Sul

  • Redação
  • 17/12/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Projeto de Lei que obriga bares, restaurantes e similares a disporem de cardápio físico avança na Assembleia Legislativa do RS

  • 03/11/2026
ler post

Presídio Regional Feminino de Caxias do Sul é inaugurado com capacidade para 102 detentas

  • 03/11/2026
ler post

Caxias do Sul reorganiza atendimento de vacinação em seis UBSs

  • 03/11/2026
Leia também
  • CBF define arbitragem para o confronto entre Juventude e Cuiabá
  • “Emocionante”, comenta presidente do Juventude sobre recepção da torcida aos atletas
  • Guarda Municipal captura foragido da justiça em Caxias do Sul
  • Sicredi Pioneira promove oficinas preparatórias para o Fundo Social 2027
  • Juventude terá mudanças na escalação para enfrentar o Cuiabá
  • Zagueiro do Caxias recebe proposta de outro clube e pode deixar o Grená
Últimos vídeos
  • FEITO NA SERRA GAÚCHA | REPERTÓRIO 03/11Jornalismo · 04/11
  • CAMPO NEUTRO 03/11/2026Esportes · 04/11
  • GASTRONOMIA E TECNOLOGIA COM MATHEUS TROGLIO E ANDRIGO ANDERLE | 03/11/2026Jornalismo · 04/11
  • GIRO ESPORTIVO 03/10/2026Esportes · 04/11
  • 3ª SIMPÓSIO SERRANO DE MELIPONICULTURA COM IVANIR CAMPOS E GABRIEL BENOSKI | 03/11/2026Jornalismo · 03/11
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Lançamento

Livro Rádio Caxias 80 anos

Há 80 anos, a voz da cidade

Histórias inéditas, as vozes que marcaram gerações e fotografias raras de oito décadas da Rádio Caxias.

Onde comprar

🛒Livraria RossiCompre online · R$ 80,00› Livraria do Arco da VelhaPeça pelo WhatsApp (54) 99130-5985›
Prefere que a gente entre em contato? Deixe seu contato

17/12/2024 - Atualizado em 17/12/2024 - 18:51

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar