Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

“Lei de Propriedade Industrial protege mercado da concorrência desleal”, afirma advogado criminalista

  • Noriana Behrend
  • 01/10/2024
Foto: www.vilage.com.br/

Caxias do Sul e a região são reconhecidas como um pólo empresarial de grande importância, não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil. Contudo, com o avanço das tecnologias — seja da internet com a inteligência artificial, ou mesmo, das redes sociais — a concorrência entre empresários tem ultrapassado os limites éticos, tornando-se muitas vezes desleal.

Segundo o advogado criminalista, doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca, professor de Processo Penal e Mestre e Especialista em Ciências Criminais pela PUC/RS, Mateus Marques, recentemente, foi identificado um caso alarmante no setor de iluminação da cidade. Funcionários de alta direção de uma empresa local criaram uma empresa paralela, durante o horário de trabalho, utilizando segredos comerciais e recursos da empresa onde estavam empregados. Em apenas seis meses, a nova empresa estava pronta para competir diretamente, oferecendo os mesmos produtos.

O advogado criminalista disse que a investigação interna revelou o uso ilícito de segredos empresariais e desenhos industriais patenteados. A situação levou à instauração de um inquérito policial, responsabilizando os envolvidos por práticas desleais e violação de propriedade industrial. O professor de Processo Penal da PUC/RS, ainda, disse que embora não exista uma lei específica para a concorrência desleal, a legislação vigente, especialmente, a Lei 9.279, aborda o tema, tipificando como crime diversas práticas desleais. Entre elas, a publicação de falsas afirmações, a divulgação de informações falsas sobre clientes para obter vantagens, e o uso de meios fraudulentos para desviar clientela.

No entanto, apesar da legislação vigente, o advogado lamenta que as penas para essas práticas ainda sejam brandas. Isso porque, segundo  Mateus Marques, empresários que lucram violando segredos comerciais ou utilizando artifícios desleais, muitas vezes, não temem as consequências legais, pois sabem que as penas podem ser substituídas por medidas alternativas, como restrições de direitos. Na opinião do entrevistado, isso abre uma porta para a continuidade dessas práticas, já que os lucros obtidos podem superar, e muito, as penalidades impostas.

Questionado quando ao uso da inteligência artificial, o advogada disse que ela tem desempenhado um papel significativo nesse cenário, utilizando algoritmos para fomentar criações, a partir de segredos empresariais, e potencializando a concorrência desleal. Situação que, também na opinião de Marques, destaca a necessidade de vigilância contínua e medidas rigorosas para proteger os ativos empresariais e garantir uma concorrência justa no mercado.

Tags:
  • advogado criminalista
  • caxias do sul
  • IA
  • Lei 9.279
  • Lei de Propriedade Industrial
  • Mateus Marques
  • PUC/RS
  • RS
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

UBS Centenário reabre nesta terça à tarde

  • Tahena Irigoyen
  • 01/10/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Circuito de Educação e Longevidade promove atividades educativas que valorizam a pessoa idosa

  • Tahena Irigoyen
  • 01/10/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Uniformes escolares da rede estadual ainda não foram entregues por completo, quatro meses após início das aulas

  • 31/05/2025
ler post

Secretaria realiza manutenções em praças públicas de Caxias do Sul

  • 31/05/2025
ler post

Prefeitura decreta estado de emergência para enfrentamento de síndrome respiratória após município registrar 46 mortes

  • 31/05/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Com três gols de Calyson, Caxias vence o Londrina na Série C
  • Confira as informações para o duelo entre Juventude e Grêmio
  • Uniformes escolares da rede estadual ainda não foram entregues por completo, quatro meses após início das aulas
  • Após liminar do STJD, Juventude encerra a venda de ingressos promocionais para o duelo contra o Grêmio
  • Trânsito terá bloqueios no entorno do Estádio Alfredo Jaconi neste domingo para Juventude x Grêmio
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

01/10/2024 - Atualizado em 01/10/2024 - 14:23

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar