O prefeito Adiló Didomenico e o vice-prefeito Edson Néspolo se reuniram na segunda-feira (17), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier, na sede do Simecs, na CIC Caxias. O encontro tratou da abertura do Travessão Solferino, na região do Cruzeiro. Na ocasião, Prefeitura e Fiergs firmaram compromisso para o avanço da obra, com a entidade assumindo a elaboração do projeto executivo. A administração municipal informou que a abertura deve sair do papel em breve, porém, não estipulou nenhum prazo.
O projeto prevê a implantação de um novo trecho viário de 400 metros de extensão, além do alargamento e adequação do trecho já existente e da criação de uma rotatória para organizar o fluxo e o acesso à Mecatrônica/UCS. A Fiergs ficará responsável por todos os estudos, levantamentos, sondagens, projetos, memoriais descritivos, especificações técnicas, licenciamento ambiental, quantitativos, orçamento e demais documentos necessários para a futura contratação e execução da obra. O trabalho seguirá as diretrizes estabelecidas no Estudo Técnico Preliminar elaborado pela Secretaria Municipal do Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPLAN).
O titular da Seplan, Antonio Feldmann, reforça a importância desta demanda do Travessão Solferino, ligando toda a região do bairro Cruzeiro com a BR-116, passando pela Mecatrônica, dentro do complexo da Universidade de Caxias do Sul.
Além de Feldmann, também participaram da reunião o secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ramon Sirtoli, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Edio Elói Frizzo, além de empresários e representantes de sindicatos.



