Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Notícias

Novo atraso no pagamento de médicos leva prefeitura a acelerar rompimento com o Ideas

  • Redação
  • 02/06/2026
Foto: Diego Pereira/Rádio Caxias

Após o anúncio de uma nova paralisação dos médicos das UPAs Central e Zona Norte de Caxias do Sul nesta segunda-feira (1º), o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, informou que o contrato com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), atual gestor das unidades, será rescindido na próxima terça-feira (9). Segundo ele, o processo para a contratação de uma nova empresa já está em andamento.

De acordo com o secretário, que falou com a imprensa durante uma pausa na sessão da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (2), inicialmente será firmado um contrato emergencial para garantir a continuidade dos atendimentos e evitar prejuízos à população. Bueno acrescentou que a nova empresa possui capacidade técnica e estrutura para atender a todas as demandas das UPAs.

O secretário afirmou ainda que não apenas o Ideas estaria falhando nesta situação, mas que os médicos também estariam descumprindo os procedimentos previstos para a realização de uma greve, ao iniciar a paralisação sem comunicação prévia. Segundo ele, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) deverá ingressar imediatamente com uma ação judicial contra o Sindicato dos Médicos em razão da mobilização.

Ele destacou ainda que a UPA Central já teria recebido 100% dos valores previstos para pagamento, enquanto a UPA Zona Norte recebeu cerca de 41% dos recursos destinados ao pagamento dos serviços.

Na oportunidade, Bueno também garantiu que o atendimento nas UPAs será mantido normalmente nesta sexta-feira (5), com reforço de servidores convocados pela prefeitura para suprir a demanda.

Cronologia

No final de maio, os médicos já haviam realizado uma paralisação pelos mesmos motivos. Na ocasião, os atendimentos foram retomados no dia 25 após uma reunião entre representantes da prefeitura de Caxias do Sul e dos profissionais, quando foi firmado um acordo prevendo a normalização dos serviços e o compromisso conjunto de buscar uma solução para as pendências salariais.

Os atendimentos

Com a paralisação, as UPAs Central e Zona Norte estão atendendo exclusivamente casos de urgência e emergência. As unidades são administradas pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas). A reportagem entrou em contato com a instituição, que até o momento não se manifestou sobre a situação. Também foi solicitado posicionamento ao Sindicato dos Médicos.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são considerados casos de urgência e emergência aqueles que apresentam risco à vida ou possibilidade de agravamento rápido do quadro clínico, exigindo atendimento imediato. Entre eles estão dor no peito com suspeita de infarto, falta de ar intensa, suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), convulsões, hemorragias, acidentes e traumas, perda de consciência, crises hipertensivas graves, febre alta acompanhada de intensa prostração, desidratação grave, queimaduras, crianças com sinais de agravamento clínico e pacientes com risco iminente de piora do estado de saúde.

Pacientes que não se enquadram nesses critérios devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Tags:
  • Greve
  • médicos
  • UPA CENTRAL
  • upa zona norte
  • upas
Redação

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Maicon Galiotto assume presidência do Consevitis-RS e aponta competitividade e apoio ao produtor como prioridades da gestão

  • Noriana Behrend
  • 02/06/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Câmara aprova cessão de terreno do Município ao Estado para implantação da Casa da Mulher Brasileira

  • Diego Pereira
  • 02/06/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Primeira edição da Feira ENOVA é lançada em Caxias do Sul e será realizada em abril de 2027

  • 17/07/2026
ler post

Denise Pessôa critica desistência da Policlínica e defende que prefeito busque mais prazo para manter projeto

  • 17/07/2026
ler post

PRF reforça fiscalização com drones na Serra das Antas para combater ultrapassagens irregulares

  • 17/07/2026
Leia também
  • Caxias busca contratação de centroavante
  • PRF reforça fiscalização com drones na Serra das Antas para combater ultrapassagens irregulares
  • CSG mantém previsão de liberar desvio na RSC-453 na próxima segunda-feira
  • Confira as informações para o confronto entre Juventude e Cuiabá
  • Dois eventos esportivos causam bloqueios no trânsito, neste final de semana
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Baixe o Aplicativo Rádio Caxias

🎧 Leve a Rádio Caxias com você para onde for! 📱

Com o App da Rádio Caxias, você ouve nossa programação AO VIVO

✅ Escute os programas que você adora
✅ Acompanhe notícias em tempo real
✅ Interaja com a nossa equipe direto do app
✅ Receba notificações com os destaques do dia

📲 Baixe agora, é gratuito!
Disponível para Android e iOS.

Baixar agora.

Já tenho o APP Rádio Caxias

02/06/2026 - Atualizado em 02/06/2026 - 14:11

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar