A comitiva da 35ª Festa Nacional da Uva esteve no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira (26), para entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o convite oficial para a edição de 2026 do evento. O grupo também presenteou o chefe de Estado com vinhos produzidos na Serra Gaúcha, em um gesto que reforça a identidade cultural da região. O encontro com o presidente Lula contou com a articulação da deputada federal Denise Pêssoa (PT), que também esteve na reunião.
O presidente da Comissão Comunitária da Festa, Fernando Bertotto, salientou que o encontro foi marcado por receptividade e diálogo aberto e que o presidente afirmou que fará o possível para prestigiar o evento.
A agenda da comitiva se estende até esta quinta-feira (27), com visitas programadas a diferentes órgãos e instituições federais para ampliar a divulgação da Festa da Uva no cenário nacional. A passagem por Brasília também incluiu compromissos na Petrobras, Secom, BNDES, Conab, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além do Congresso Nacional.
A edição de 2026 ocorrerá de 19 de fevereiro a 8 de março no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. Com o tema “Fruto de um sonho imigrante”, a festa celebrará os 150 anos da imigração italiana no estado, os 135 anos de emancipação do município e os 95 anos da própria Festa da Uva. Mais do que uma celebração, o evento será uma homenagem à trajetória de um povo que ajudou a moldar a identidade da Serra Gaúcha.
Entre os destaques da programação estão os tradicionais desfiles cênicos, que terão seis edições distribuídas entre os dias 19, 22 e 26 de fevereiro e 1º, 5 e 8 de março de 2026, no centro da cidade. A área de expositores reunirá cerca de 400 marcas dos setores de indústria, comércio e serviços. Cerca de 150 toneladas de uva das variedades Isabel, Niágara Rosa e Branca serão distribuídas gratuitamente aos visitantes durante a festa.
