Há quem diga que a prevenção ainda é o melhor remédio, em se tratando do mosquito transmissor da dengue, a prerrogativa é verdadeira. Pensando nisso, a Secretaria da Saúde de Caxias está investindo na compra de dois mil testes rápidos de dengue e prepara também a contratação emergencial de médicos. Tudo isso, a fim de suprir uma demanda crescente junto as Unidades Básicas de Saúde, bem como, nas Unidade de Pronto Atendimento de Caxias do Sul.
A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, afirma que o atendimento mais do que dobrou, em março deste ano, principalmente, se comparado, ao mesmo período de 2023. Portanto, essa ação da pasta teria caráter preventivo, evitando um colapso dos sistemas públicos de saúde, já saturados pela crescente demanda de casos ligados à Influenza e Covid, muitos comuns, nessa época do ano.
Neste contexto, Daniele esclarece que a ajuda da população segue sendo fundamental. Até porque, conforme a secretária, cerca de 77% destes focos do Aedes aegypti estariam localizados em domicílios e não em terrenos baldios, como imagina o senso comum. Situação que exige um monitoramento constante, contudo, faltaria efetivo para atender a tantos chamados, e registrados diariamente. Na opinião dela, alguns destes focos poderiam, facilmente, serem coibidos por meio de boas práticas, a exemplo de não deixar água parada.
Esse pacote de medidas, anunciado pela secretária, têm o respaldo do Decreto Nº 23.033/ 2024, publicado em22 de março de 2024, e que declara situação de emergência no município de Caxias do Sul, ante o aumento no número de focos do Aedes Aegypti. Até o momento, foram confirmados 18 casos de dengue autóctone, ou seja, contraídos no município e 44 importados, quando a pessoa viaja e retorna doente. A Vigilância Ambiental em Saúde identificou e eliminou, até o momento, 462 focos do inseto.
No site da Rádio Caxias você encontra algumas orientações importantes no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. Daniele Meneguzzi ainda lembra que no próximo sábado (06), e também no dia 12 de abril, todas as UBSs de Caxias estarão abertas, a fim de imunizar os público prioritários contra a Influneza e outras vacinas de rotinas.