A interrupção ocorreu na terça-feira (02), após a concessionária Rio Grande Energia (RGE) realizar reparos na rede de abastecimento do bairro Fátima, onde fica localizado o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Caxias do Sul. Frente a retomada de energia, o transformador da subestação do local apresentou defeito. Com o problema técnico, cerca de 1,4 mil alunos de todos os turnos tiveram as aulas suspensas.
Por ser uma instituição pública, ocorre a necessidade da abertura de uma licitação emergencial para a contratação da empresa que fará os reparos necessários. Sem previsão de normalização o Instituto aguarda pelos orçamentos.
Conforme o diretor do IFRS, Jeferson Fachinetto ocorrem análises para ser identificado o que ocasionou o problema. De acordo com ele, devido a demora que o processo de licitação pode ter, a instituição prevê a locação de um transformador provisório para que os alunos possam retomar as atividades ainda na próxima semana.
Com a obrigatoriedade do processo de licitação, três empresas devem apresentar os orçamentos. Com a suspensão, as aulas perdidas durante o período devem ser recuperadas ao longo do ano para que a carga obrigatória de atividades seja desempenhada.