A decisão foi tomada devido a tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul e foi divulgada nesta quarta-feira (03). No entanto, a Universidade de Caxias do Sul decidiu manter o 2º Simpósio Internacional de Materiais Avançados e a 3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, nos dias 13 e 14 de novembro. Ambos já aconteceriam paralelamente à feira.
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, fala mais sobre a decisão do adiamento e explica que um dos motivos que mais pesou foi a questão do transporte, tanto terrestre quanto aéreo, que prejudica a chegada de pessoas de outros Estados à cidade.
No Simpósio, que ocorre dia 13, no UCS Teatro, estarão presentes nomes importantes do cenário científico nacional e internacional, que apresentarão cases de sucesso sobre o potencial mercadológico do grafeno, com exemplos específicos de sua aplicação em produtos finais. Já a Mostra, que ocorre dias 13 e 14, no Centro de Convivência, Centro de Convivência, no Campus-Sede da UCS, vai reunir cerca de 30 expositores, entre indústrias e entidades, além de empresas residentes, incubadas e startups vinculadas à Agência de Inovação da Universidade de Caxias do Sul – UCSiNOVA, estabelecendo um ecossistema sinérgico para a inovação e o empreendedorismo.
Gelson ainda destaca a importância para a região de manter estes dois eventos mesmo com o adiamento da 3ª Feira de Grafeno.
O Simpósio e a Mostra deste ano consolidam o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS – TecnoUCS e a UCSGRAPHENE no ecossistema de desenvolvimento de nanomateriais. Já a nova data da 3ª Feira ainda não foi definida.