Os principais segmentos da economia caxiense estiveram reunidos nesta quinta-feira (15) para profundas reflexões sobre novas formas de enxergar o trabalho, as vendas, a comunicação e as relações com a pluralidade de profissionais de diferentes idades. Por meio do tema ‘Conectando gerações’, a 2ª Convenção CDL Caxias foi prestigiada por 2,6 mil pessoas no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. Nomes de projeção nacional como Cris Arcangeli, Alexandre Pellaes, Thiago Mattos e Caito Maia falaram sobre empreendedorismo, gestão de pessoas, futurismo e também a respeito das tendências para o mercado.
Na abertura, Eduardo Colombo, presidente da CDL Caxias, ressaltou que a entidade é a quinta maior CDL do país e destacou o orgulho em proporcionar um megaevento, com temas que permitem uma visão mais ampla de soluções para o dia a dia.
“A grande maioria das empresas passa por transformações e hoje temos a oportunidade de trazer conhecimento, promover a convivência e a troca de ideias com diferentes gerações. Esse evento contribui para desenvolvermos o amanhã”, reforçou.
Além de conhecimento, a 2ª Convenção CDL Caxias promoveu a Feira de Negócios, que nesta edição estava 50% maior na comparação com o ano passado. A iniciativa teve 22 estandes dos setores de comércio, serviço e indústria.
Espírito inovador na cultura das empresas
Pela primeira vez em Caxias do Sul, Cris Arcangeli, CEO do Grupo Arcangeli – que abrange 20 empresas – e primeira mulher a influenciar o mercado de beleza natural do país, tratou sobre a importância de vender e lucrar e, para isso, apontou que os negócios precisam ser únicos, virar moda para provocar desejo nos consumidores.
“Em três anos, o que fazemos hoje estará totalmente diferente, e em time que está ganhando se mexe sim. É fundamental que os empresários observem seus clientes, como se relacionam e como consomem. Quem inova deve estar à frente e buscar o que as pessoas querem amanhã”, frisou.
A empresária, que já conquistou 25 prêmios de inovação nacionais e internacionais, ressaltou que a inovação vem da observação, que está nas ruas e não atrás do computador. Cris apontou ainda seis passos para que os negócios cresçam de forma sustentável: criar um mapa do mercado, desenvolver um plano de negócios, preparar-se financeiramente, estar pronto para mudanças, nunca desistir e atenção constante ao digital.
Não cultive certezas, cultive valores
O professor e pesquisador Alexandre Pellaes fez reflexões sobre o novo olhar para o trabalho, a gestão e o conflito de gerações. Com o foco no desenvolvimento em relações profissionais humanizadas e mais autônomas, Pellaes destacou que as discussões atuais sobre o tema não são exclusividade de hoje e não se tratam apenas de faixa etária, mas da compreensão do próprio trabalho.
“Precisamos ajustar nossa compreensão sobre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro é a relação com o mundo por meio das ações (incerto, imprevisível, complexo), o segundo é a relação com uma liderança hierárquica (linear, previsível e simplificada). As gerações anteriores não tinham acesso a essas discussões mais profundas que são fundamentais. É muito importante formalizar expectativas, passando de contratos psicológicos para contratos sociais”, observou.
Pellaes apontou três grandes mudanças no mundo do trabalho no decorrer das décadas, que passam pelo significado do trabalho, o novo papel da liderança e da influência e, por fim, a respeito de propósito, práticas, políticas e processos. O pesquisador também afirmou que há um conflito de gerações pela falta de comunicação e de diálogo, e que a clareza tem impacto na criação de relações de confiança.
Legado futurista
O futurista Tiago Mattos, cofundador da Aerolito e um dos 80 selecionados no mundo para participar de experiências na NASA, foi um dos palestrantes aguardados pelos presentes na 2ª Convenção da CDL Caxias.
Mattos elencou cerca de 10 cases de empresas que já vislumbram inovações nos mais diversos segmentos como moda, construção civil, varejo e educação. E listou ainda quatro leis dos futuros: o futuro imaginado não pode ser desimaginado; uma vez imaginado automaticamente influencia o presente; quanto mais se imagina futuros, mais se corrige no tempo; e ajudar a sociedade a se corrigir no tempo é um grande legado.
“Quando entendemos o que é o presente, ele vira o passado e o que é o futuro vira presente. Para ser livre na mente é preciso imaginação e quem não consegue imaginar está preso ao óbvio. O jogo não é mais sobre ser uma liderança que se atualiza sobre futuros. É sobre ser uma liderança futurista”, observou.
“Fortaleçam a marca, não tenham medo de empreender”
Investir e cuidar da marca foi o primeiro conselho do fundador da Chilli Beans, Caito Maia, ao abrir sua participação na 2ª Convenção da CDL Caxias. O empreendedor, que transformou o negócio na maior empresa de óculos escuros da América Latina, com 1.340 lojas em 22 países, sendo 25 delas no Orienta Médio, reforçou a importância de refletir para oportunidades que podem estar na frente de cada empreendedor.
“Nós não vendemos óculos escuros, vendemos marcas. Por não entenderem as novas gerações muitas empresas morrem e isso é um exercício que precisa ser feito. Fortaleçam a marca, não tenham medo de empreender a médio e longo prazo. Tenham atitude, saiam da curva”, ponderou.
Com uma carteira de 12 milhões de clientes, Caito enfatizou que a conexão com os clientes faz toda a diferença. O empresário destacou ainda que durante a pandemia conseguiu uma revolução digital, saltando de 3% para 18% no crescimento nas vendas online. Outro ponto que Caito reforçou foi o uso da Inteligência Artificial em prol dos negócios.
Formação de novos líderes
O empreendedorismo regional também marcou presença em um espaço inédito e exclusivo. No Palco Conecta, o painel ‘CDL Mulher’ tratou dos‘Desafios e caminhos: como lidar com diferentes gerações no ambiente de trabalho’.
O bate-papo entre Analice Carrer, integrante do departamento CDL Mulher; Bruna Santini Lanzarin, membro da CDL Jovem Caxias; e Lucimara Todero, que compõe os departamentos CDL Mulher e CDL Jovem, foi sobre novas maneiras de formar líderes e trocar experiências entre as diferentes gerações. O painel trouxe ainda problemas relacionados ao etarismo e as mudanças de comportamento que causam impactos nas organizações.
Na sequência, um Pitch de Vendas permitiu que 15 empresas associadas apresentassem seus produtos e serviços em dois minutos.
Texto: Assessoria de Imprensa CDL Caxias do Sul