O show de Érlon Péricles abre oficialmente a programação dos Festejos Farroupilhas de Caxias do Sul, que acontece de 13 a 22 de setembro, tradicionalmente nos pavilhões da Festa da Uva. Segundo o coordenador Regional da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramo, as equipes têm trabalhado desde o início do ano para viabilizar as atrações deste que é o segundo maior evento da região. Uma das grandes novidades desta edição é a internacionalização do 30º Rodeio Crioulo de Caxias do Sul, que acontece tradicionalmente de forma simultânea à programação principal. Anualmente, o rodeio reunia competidores de todo o estado, mas, neste ano, contará também com a participação de ginetes do Uruguai e da Argentina. O rodeio terá início em 19 de setembro.
A programação oficial dos Festejos Farroupilhas inclui mais de 20 shows, além de diversas outras atrações, como provas campeiras, bailes, feira multissetorial e gincana cultural. O evento também sediará o aguardado Torneio de Laço.
No dia 20 de setembro, data em que se comemora o centenário da Revolução Farroupilha e o Dia do Gaúcho, a programação artística contará com um baile com o grupo Os Monarcas, que de acordo com o coordenador da 25° RT,, desde 2019, tem sido um dos momentos de maior público dos festejos. Além disso, o tradicional desfile de cavalarianos acontecerá às 14h na Rua Sinimbu.
A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, realizada na noite de sexta-feira (16) em Alegrete, marcou oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas de 2024. Com o tema “Pampa: Uma Pátria Sem Fronteiras”, a cerimônia contou com a presença de representantes da 25ª Região Tradicionalista, que já promoveram a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, que será realizada em Caxias do Sul no próximo ano. Rodrigo Ramos destacou a importância deste momento para a divulgação da cidade como sede do evento em 2025.
Nos dias 13, 16, 17 e 18 de setembro, a entrada será gratuita. Nos demais dias, os ingressos estarão disponíveis no valor de R$ 15. Menores de 12 anos e integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com carteirinha não pagam. Já idosos acima de 65 anos, pagam meia-entrada.