Neste sábado (27), acontece em Caxias do Sul a 1ª Conferência Internacional das Favelas. O evento é uma iniciativa da CUFA, Central Única das Favelas, e da Unesco, com intuito de discutir soluções para desigualdades sociais, sustentabilidade entre outros desafios das periferias.
A ação inédita busca promover a inclusão e a troca de experiências entre pessoas de diversas realidades, algo valioso para o desenvolvimento das comunidades periféricas. Um dos organizadores do evento, Chiquinho Divilas, fala sobre a importância da realização do evento na cidade.
A programação inicia as 10h, no Centro Comunitário, do bairro São Vicente, e está dividida em 4 eixos centrais. O primeiro eixo debate formas de redução da desigualdade, o segundo aborda o tema da sustentabilidade, o terceiro contextualiza os Direitos Humanos, raça e gênero, enquanto o último, problematiza os desafios globais enfrentados pelas favelas. Chiquinho complementa sobre a relevância de se discutir o assunto globalmente, pensando em ações a longo prazo.
Ao final dos debates do evento, será elaborado um documento com as pautas e demandas necessárias para a diminuição da desigualdade nas zonas periféricas, estendendo a discussão para a comunidade em geral.