Em assembleia-geral ordinária realizada na terça-feira (9), a professora Monica Mattia foi aclamada novamente presidente do Corede Serra. A gestão de 2026-2027 será a terceira da economista frente à entidade. Todas as representações do Corede Serra são institucionais. Ela representa a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e substitui o ex-presidente Evaldo Kuiava.
A professora adianta que essa será a sua última gestão no cargo. Explica que a presidência sempre fica a cargo da Universidade, mas que irá preparar uma sucessão visando à oxigenação da instituição.
A presidente relata que entre suas prioridades estão à busca pela articulação e fortalecimento entre as instituições regionais. Além disso, aponta a realização de eventos para debate de pautas da região.
Monica Mattia presidiu o Corede entre 2020 e 2023. Ela terá como 1º vice-presidente, Cristiano Dal Pai, da prefeitura de Veranópolis; o 2º vice-presidente, Volmir Rech, da prefeitura de São Marcos; e Ruben Bisi, do Simecs, como 3º vice-presidente.
