Os sucos integrais da Cooperativa Vinícola Aurora conquistaram reconhecimentos importantes no World Taste Awards 2025, uma das principais premiações internacionais dedicadas à análise sensorial de alimentos e bebidas. As bebidas que receberam as medalhas representam em torno de metade das vendas ao exterior, sendo as mais exportadas para países como Canadá, China, Curaçao, EUA, Gana, Irlanda, Líbia, Paraguai, Peru, Portugal, Inglaterra, Taiwan e Venezuela.
A distinção reforça ainda a liderança nacional na produção e comercialização destes produtos, com mais de 30% de share de mercado de suco de uva integral no Brasil, elaborados com 100% uva, sem adição de água ou açúcar.
Na edição de 2025, os produtos da Aurora obtiveram Medalha Platinum com o Aurora Tinto, Aurora Suco de Maçã e Aurora Tinto Gaseificado; Medalha de Ouro para o Aurora Orgânico e Casa de Bento Tinto.
O concurso internacional utiliza uma metodologia própria de avaliação sensorial, que leva em consideração aspectos como aparência visual, impressões de sabor (retrogosto, persistência, etc.), aroma, vitalidade (intensidade, equilíbrio, complexidade), opulência (textura, corpo) e ressonância ou repercussão — critério que analisa o impacto e a memorabilidade da experiência sensorial como um todo. O júri é composto por profissionais experientes dos setores de gastronomia e hotelaria.
Para o diretor de Marketing e Vendas da Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, participar do World Taste Awards surgiu de um desejo de ter os produtos avaliados por uma comissão independente e externa do consumo brasileiro. Valerio ressalta que o reconhecimento de qualidade dos sucos é resultado de um trabalho que começou há muito tempo, quando a Cooperativa Vinícola Aurora entendeu o grande potencial do suco de uva e realizou importantes investimentos em tecnologia produtiva.
“Não podemos deixar de exaltar a importante participação de nossos cooperados na Serra Gaúcha e a constante adaptação e melhoramento dos métodos de produção. Isso tem sido um diferencial para estarmos alinhados com as demandas do mercado internacional. Como exemplo, cito o suco tinto gaseificado, que surgiu de uma demanda de clientes do mercado asiático e foi reconhecido no concurso com medalha de ouro”, reforça Valerio.
As medalhas concedidas representam um selo internacional de qualidade. O uso digital dos materiais de divulgação, incluindo os arquivos das medalhas, está autorizado por um período de três anos. Além da premiação, cada produto recebeu um relatório técnico com notas individuais para os critérios avaliados. Um resumo traduzido com os principais feedbacks será disponibilizado em breve para o público e parceiros interessados.
Expansão do portfólio de bebidas não alcoólicas
Neste ano, a Cooperativa Vinícola Aurora anunciou a expansão de seu portfólio de bebidas não alcoólicas, com novas opções de embalagens, formatos e sabores, reforçando sua atuação no segmento de sucos 100% integrais.
O grande destaque foi o lançamento do suco de maçã gaseificado, sem adição de açúcar, corantes ou conservantes, em garrafa de vidro de 275 ml. O produto chegou ao mercado como uma alternativa sofisticada, natural e refrescante às bebidas tradicionais.
Também apresentou novos volumes para os sucos integrais em embalagem da Tetra Pak. O suco de uva tinto ganhou versão de 750 ml, enquanto o suco de uva branco e o de maçã ganharam o formato de 200 ml, todos em embalagens Tetra Brik Aseptic 200 Edge. Os novos produtos chegaram para reforçar a ‘família’ de sucos integrais da Aurora, que também já são encontrados em versão 1,5L, 1L, 300ml, orgânico e em lata.
Sobre a Vinícola Aurora
A Vinícola Aurora, fundada em 1931, é a maior cooperativa vinícola do Brasil, reunindo mais de 1,1 mil famílias associadas, que produzem uvas em pequenas propriedades. No total, são três mil hectares de área cultivada, de 56 variedades de uvas, em 11 municípios da Serra Gaúcha. Na safra 2025, a cooperativa recebeu 71,6 milhões de quilos de uva. Historicamente, a Aurora processa de 10% a 15% da safra de uvas do Rio Grande do Sul.
A cooperativa conta com três parques industriais em Bento Gonçalves (Matriz, Unidade 2 e Vinhedos) e uma unidade de produção de uvas em Pinto Bandeira. São 550 funcionários dedicados a fazer com que os mais de 220 produtos, divididos em 12 linhas, cheguem aos 26 estados brasileiros e ao mercado internacional.
Texto: Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora



