Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

UCS promove Congresso Internacional Cultura de Paz e Direitos Humanos

  • Cristian Bergamin
  • 04/11/2025
João Cândido Portinari ministra a conferência de abertura (foto: divulgação)

Com o intuito de discutir questões sobre os conflitos atuais que ocorrem em diferentes partes do mundo, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) realiza a primeira edição do Congresso Internacional Cultura de Paz e Direitos Humanos. O evento acontece nestas terça e quarta-feira, dias 4 e 5 de novembro, e conta com a participação de pesquisadores brasileiros e internacionais, além da presença de João Cândido Portinari, filho do artista plástico Cândido Portinari (1903-1962), que apresenta a conferência intitulada “Cândido Portinari, os Direitos Humanos e o sonho universal pela paz”. Durante o congresso, também serão promovidas discussões em grupos de trabalho.

O objetivo do evento é criar um espaço interdisciplinar e crítico, onde diferentes perspectivas possam ser consideradas na produção de conhecimento sobre as várias formas de violência observadas ao redor do mundo. Os debates tem como foco a identificação de medidas para a construção de uma cultura de paz, a defesa dos Direitos Humanos e a promoção da justiça global. Entre os organizadores do Congresso estão as cátedras Sérgio Vieira de Mello ONU | ACNUR e a Unitwin/Unesco em Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental.

O reitor da universidade, Gelson Leonardo Rech, explica que a instituição visa refletir sobre questões que afetam a vida humana.

A coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, professora Ana Maria Paim Camardelo, afirma que o congresso é um lugar de pluralidade de ideias para promover a cultura de paz.

Também promovem o Congresso o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais e o Observatório de Estudos e Práticas para Culturas de Paz da UCS e os programas de pós-graduação em Direito, Turismo e Hospitalidade, Psicologia e Educação e História.

Tags:
  • caxias do sul
  • direitos humanos
  • ucs
Cristian Bergamin
Cristian Bergamin

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Publieditorial

Vinícola Aurora é premiada no World Taste Awards 2025 com cinco sucos integrais

  • Redação
  • 04/11/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Notícias
  • Política

Câmara de Caxias do Sul criará grupo de trabalho pela política nacional de atenção psicossocial nas escolas

  • Cristian Bergamin
  • 04/11/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente envolvendo carro e caminhão, na ERS 122 entre Ipê e Vacaria

  • 02/11/2026
ler post

Missa de Finados reúne mais de 1,3 mil pessoas no Memorial Crematório São José em Caxias do Sul

  • 02/11/2026
foto: fábio grison
ler post

Morre advogado Zulmar Neves, ex vice-presidente da CIC, aos 76 anos

  • 02/11/2026
Leia também
  • Caxias do Sul recebe 21ª edição do Festival de Cinema Italiano entre 12 e 22 de novembro
  • Barbieri valoriza entrega do Juventude e enaltece resultado na luta pelo acesso direto: “Dependemos apenas de nós”
  • Caxias do Sul registra baixa adesão à vacinação contra a pneumonia entre idosos acima de 85 anos
  • Em confronto direto, Juventude empata com o Vila Nova e permanece no G-2 da Série B
  • Prefeitura de Caxias do Sul abre licitação para nova pista de skate no bairro São Pelegrino
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

04/11/2025 - Atualizado em 04/11/2025 - 13:25

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar