Foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (27), o requerimento para instalação da Frente Parlamentar Pela Redução da Jornada de Trabalho e Fim da Escala 6×1 no Legislativo.
Durante a discussão do documento, o tema gerou posicionamento de diversos parlamentares. Entre eles, o vereador Pedro Rodrigues (PL) relatou que votaria a favor para a criação do grupo, mas que o assunto precisa ser bastante discutido. Como empresário, apontou a necessidade de ficar bom para o trabalhador e também para o empregador. Ponderou que a diminuição da carga horária irá impactar no aumento dos preços.
Por outro lado, Estela Balardin (PT) ressaltou o debate e a importância do tema. Ela disse que a redução da jornada vai além de questões econômicas, e diz respeito ao tempo e a qualidade de vida dos trabalhadores. Além disso, a parlamentar citou que de acordo com estudos, países que implementaram o fim da escala 6×1 tiveram aumento da produtividade.
O vereador José de Abreu, o Jack (PDT), autor do requerimento, explicou que com a criação da Frente será possível conversar com a sociedade para achar um bem comum a todos, com mais qualidade de vida e saúde para os trabalhadores.
O parlamentar afirmou que se trata de uma pauta a nível nacional, mas que também precisa ser discutida na segunda maior cidade do Estado.
Após aprovação, a Mesa Diretora irá encaminhar documento para todas as bancadas requerendo aos vereadores que tem interesse em participar. Depois disso, uma reunião de instalação irá definir o presidente e secretário.
