Enquanto a sessão extraordinária da tarde desta terça-feira (23) não retornava, um suposto caso de injúria racial contra a vereadora de Caxias do Sul Estela Balardin (PT) foi registrado. A ação aconteceu quando um homem que acompanhava o desenrolar dos trabalhos no Plenário proferiu palavras ofensivas contra a parlamentar, citando o cabelo da vereadora. Foram acionadas autoridades policiais para registro e formalização da ocorrência.
O caso aconteceu durante uma discussão relacionada ao projeto de lei da Zona das Águas, quando, segundo o relatado pela vereadora, um empresário entrou no plenário e a discussão ganhou força. A parlamentar conta que no momento a vereadora do PCdoB, Andressa Marques, falava e alguém da plateia gritou com ela. Após, Estela conta que se manifestou e, quando estava de costas para a plateia, um homem proferiu palavras onde sugeria que ela arrumasse o cabelo.
Em lágrimas, Estela fez o relato de que solicitou que o responsável pela fala se identificasse e fosse até ela na divisão da plateia com os vereadores. Ao comparecer para conversar com a parlamentar, uma justificativa vasta teria sido apresentada pelo autor das palavras. Até a Brigada Militar chegar na Câmara de Vereadores o homem já tinha saído do prédio da Casa Legislativa.
O homem foi identificado por meio de imagens das câmeras de segurança da Casa do Povo. Um boletim de ocorrência foi registrado pela vereadora ainda na Casa, ela optou por dar segmento na denúncia.
Conforme Estela, o homem não era conhecido dela na Casa Legislativa e não tem alta frequência no Plenário.
