Após uma semana movimentada no Partido Liberal (PL), marcada pela possibilidade de indicação do atual assessor do vereador Pedro Rodrigues, Sílvio Daniel, para assumir a Secretaria Municipal da Habitação, Pedro Rodrigues deixou nesta quinta-feira (1) a função de vice-líder da bancada do PL na Câmara, em respeito à posição do partido de permanecer na oposição. De forma unânime, os cinco vereadores da sigla definiram a vereadora Daiane Mello para assumir a função, por ser a segunda mais votada do partido.
Segundo nota divulgada pelo parlamentar, a decisão ocorre em razão do apoio que ele deu à possível nomeação do assessor, caso esta se concretize. Até o momento, não foi confirmado pela Prefeitura de Caxias do Sul o nome que irá assumir a Secretaria da Habitação. Para Rodrigues, a intenção de apoiar Sílvio Daniel é contribuir com soluções práticas para os desafios enfrentados pela sociedade no dia a dia. O vereador reforçou que permanece fiel as convicções de direita e aos valores que sempre nortearam a vida pública, como respeito à pátria, à família e à liberdade.
Na terça-feira (30), o PL havia emitido nota reafirmando a posição de oposição ao atual governo municipal, destacando que o partido não ocupa cargos na administração e não integra o governo. Na quarta-feira (1), o presidente municipal da sigla, Mauricio Scalco, esteve presente no programa Persona da Rádio Caxias, onde salientou que o partido não havia sido oficialmente comunicado sobre o fato ou qualquer intenção relacionada, e que decisões individuais não representam os interesses nem o posicionamento do PL na cidade.
Confira a nota de Pedro Rodrigues na íntegra:
Nota de Esclarecimento
“Minha trajetória na vida pública sempre foi guiada pelo compromisso com a comunidade caxiense. A decisão de aceitar o convite para integrar o governo municipal teve como única finalidade contribuir com soluções práticas para os desafios enfrentados no dia a dia pela nossa sociedade. Reafirmo meu compromisso comunitário e minha dedicação a Caxias do Sul, sempre colocando a cidade acima de interesses partidários. Em respeito à posição do Partido Liberal de manter-se na oposição, comunico que entreguei a função de vice-líder da bancada do PL no Legislativo. De forma unânime, os cinco vereadores da sigla já definiram um novo nome para exercer essa atribuição. Desde 2021, assumi a missão de reorganizar o Partido Liberal em Caxias do Sul, conduzindo a presidência com responsabilidade, transparência e dedicação. Sempre atuei de forma íntegra, sem jamais utilizar o partido como trampolim político ou instrumento de favorecimento pessoal. Permaneço fiel às minhas convicções de direita e aos valores que sempre orientaram minha vida pública: respeito à pátria, à família e à liberdade. Minha atuação seguirá pautada pelo diálogo, pela busca de resultados e pela responsabilidade com a população, que merece respostas concretas e eficientes. Caxias do Sul é maior do que disputas políticas e precisa da união de todos para avançar.”
Vereador Pedro Rodrigues – PL
Confira a nota do Partido Liberal (PL) na íntegra:
Nota Oficial – Partido Liberal (PL)
O Partido Liberal (PL) de Caxias do Sul reafirma sua posição de oposição ao atual governo municipal. Atuamos de forma responsável, cobrando melhores serviços públicos que impactam diretamente a vida da população. Reiteramos que o PL não possui cargos na atual administração e não participa do governo municipal. Elegemos cinco vereadores com a missão de fiscalizar os serviços públicos e cobrar soluções para problemas que, há muitos anos, seguem sem resposta em nossa cidade. Nos últimos dias foram noticiadas na imprensa, especulações sobre a possibilidade de um vereador do PL, ou seu assessor, estar assumindo a Secretaria Municipal de Habitação. É necessário esclarecer que, até o momento, o PL municipal não foi comunicado oficialmente sobre o fato ou sua possível intenção, sendo que qualquer decisão neste sentido não representa os interesses e o posicionamento do Partido Liberal na cidade. O sonho de todo caxiense é viver em uma cidade bem administrada, onde haja planejamento, eficiência, transparência e proximidade com a população. Infelizmente, ainda não vemos todos esses avanços assegurados. Por isso, o PL seguirá cumprindo o seu papel de oposição firme e responsável, cobrando melhorias e apresentando críticas construtivas sempre que necessário. Nossas manifestações têm um único propósito: garantir que os cidadãos recebam serviços públicos de qualidade, compatíveis com os altos impostos que pagam. Com independência e clareza de posição, continuaremos trabalhando em defesa de Caxias do Sul e de sua gente.
Assinam:
Maurício Scalco – Presidente Municipal do PL Caxias do Sul
Ver. Capitão Ramon – Vice-Presidente Municipal PL Caxias do Sul
Virginia Boff – Presidente PL Mulher Caxias do Sul
Ver. Hiago Morandi – Líder Bancada PL Caxias do Sul
Ver. Daiane Mello