O mês de maio é considerado um dos melhores períodos de vendas. Em recente pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, a estimativa era que 53,9% comparecessem às compras para a data. Além disso, o tíquete médio deveria registrar acréscimo de 3,6%, chegando a R$ 234,68. Ainda conforme os dados, os consumidores estariam pesquisando mais cedo por produtos e preços, cenário que pode ter sido alterado devido a situação enfrenta pelos estragos causados pela chuva que atingiu o município.
Conforme a analista de informações de mercado da CDL Caxias, Franciele Matté Fontana, o período vivenciado neste momento não era esperado e que, apesar dos acontecimentos, a data deve ser mantida como tradição, devido o sentimento de amor e gratidão que influencia positivamente nas compras.
Franciele salienta a preocupação por parte dos lojistas que acabam sendo prejudicados pelo atual cenário.
Dos 43,2% que responderam à pesquisa da CDL Caxias afirmaram que não comprarão presentes, 50,5% não têm a quem presentear, 26,3% apontaram que a mãe mora longe e 12,6% possuem outras prioridades. Destes, 68,6% disseram que mesmo se algo fosse feito pelos lojistas não haveria motivação para ir às compras, mas 31,4% se mostraram dispostos a talvez comprar.