As mobilizações em torno da vacinação em Caxias do Sul seguem conforme a programação estabelecida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No próximo sábado (10), das 9h às 16h, na Praça Dante Alighieri, ocorre o segundo Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza), voltada aos grupos prioritários definidos, e contra o Papilomavírus Humano (HPV), destinada a meninas e meninos de 15 a 19 anos que nunca tenham recebido o imunizante.
A vacina contra a gripe será aplicada em uma tenda montada na Praça, instalada junto ao Centro de Atenção ao Turista (CAT). Em caso de chuva, a vacinação ocorrerá na Casa da Cultura. Já a imunização contra o HPV será realizada no próprio CAT, devido à necessidade de acesso ao sistema para verificação do cadastro.
A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, Magda Beatris Teles, destaca a escolha de um local de fácil acesso, que facilita o comparecimento da população. Ela reforça a importância de levar o cartão do SUS, um documento com foto e, se disponível, a carteira de vacinação.
Em caso de chuva, todas as vacinas serão aplicadas na Casa da Cultura, no mesmo horário previsto. O município de Caxias do Sul tem como meta vacinar, neste ano, 193,1 mil pessoas. Até o momento, 30,6 mil foram imunizadas.
Além disso, o público jovem também pode procurar a vacina contra o HPV em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em Caxias do Sul, cerca de 12 mil jovens estão na faixa etária recomendada para receber o imunizante, sendo aproximadamente 70% do sexo masculino.
Públicos contemplados para vacinação contra a gripe (definidos pelo Ministério da Saúde)
Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
Pessoas com 60 anos ou mais
Gestantes
Puérperas (mulheres até 45 dias após parto)
Trabalhadores da saúde
Indígenas
Pessoas em situação de rua
Professores dos ensinos básico e superior
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores portuários
Trabalhadores dos Correios
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais