A partir das 7h deste sábado (5), começou em Caxias do Sul a distribuição das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições municipais. Ao todo, 1.096 urnas serão entregues a 165 locais de votação, sendo a maioria em escolas, especialmente preparadas para receber os equipamentos.
Antes de serem distribuídas, todas as urnas passam por um processo rigoroso de preparação, que inclui a inserção dos dados dos candidatos, eleitores e a configuração do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim que chegam aos destinos, as urnas são ligadas para testes iniciais, nos quais se verifica o funcionamento do sistema, como data, hora, número da zona e da seção eleitoral, além da condição da bateria.
O município, também foi sorteado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para o teste de autenticidade da seção eleitoral. O chefe do cartório eleitoral, Edson Borowiski, salienta que, conforme a resolução de auditoria e fiscalização do TSE, há a obrigatoriedade de que 35 seções eleitorais do estado sejam sorteadas para o teste, com critérios pré-estabelecidos.
O teste será realizado na colégio eleitoral da escola Alfredo Belizário Peteffi, no bairro De Lazerm antes do início das votações.