A Unimed Serra Gaúcha apresentou na manhã desta segunda-feira (8) a nova ala pediátrica do Complexo Hospitalar. O novo espaço está localizado no oitavo andar no Bloco B e conta com 10 leitos de UTI pediátrica e 21 leitos de internação clínica, com investimento de R$10 milhões.
A estruturação do local está sendo concluída nesta semana e na metade do mês deve ocorrer a transferência dos pacientes dentro da instituição. O serviço atende crianças a partir de 29 dias até 14 anos.
Entre as novidades do serviço, o presidente da instituição, André Germano Leite, ressalta que a ala conta com três leitos preparados para transplante. A instituição deve iniciar o procedimento, primeiramente pela medula óssea, até o fim deste ano. Além disso, o presidente revela a construção de uma parceria com o Município para que o serviço possa ser disponibilizado para o SUS. A medida atende um dos princípios do cooperativismo que é o compromisso social com a comunidade inserida.
De acordo com o presidente, a possível parceria se limita inicialmente com a Prefeitura de Caxias do Sul, pois a expansão dela para outras cidades dependeria da disponibilidade do espaço, além do interesse dos demais municípios abrangidos pela Unimed Serra Gaúcha.
Os quartos para transplantes contam com a tecnologia de pressão positiva, ou seja, o ar apenas sai do ambiente e não entra, pois o quarto é vedado.
A nova ala conta com o castor Otávio como mascote. A proposta é tornar o ambiente lúdico e de interação com os pacientes. Além do oitavo andar, o setor de pediatria ainda conta com serviços no quarto e quinto andar do complexo.

