A Settimana Della Lingua Italiana, em tradução, Semana da Língua Italiana, evento que celebra a cultura italiana e as influências na formação de Caxias do Sul e da região, promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve início nesta segunda-feira (20) e segue até a quinta-feira (23). A programação inclui palestras, atividades artísticas e experiências gastronômicas.
A iniciativa integra a Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, promovida anualmente pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale. Esta, que é a 25ª edição, tem como tema central Italofonia: língua além dos confins, com o objetivo de valorizar o espaço linguístico, cultural e social do idioma italiano ao redor do mundo.
Conforme o reitor da UCS, Gelson Rech, o evento é realizado pela Área do Conhecimento de Humanidades da universidade, em parceria com o Consolato Generale D’Italia di Porto Alegre e o Consolato Onorario D’Italia em Caxias do Sul. A temática local escolhida é “Comunidades evangélicas metodistas de língua italiana no Sul do Brasil”, que será abordada pelo escritor e conferencista Vicente Dalla Chiesa.
O palestrante é autor do livro Imigrantes Italianos Valdenses e os Inícios do Metodismo no Rio Grande do Sul (1887–1900), publicado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS). Rech destaca a relevância do evento no contexto das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana, reforçando a importância da valorização da cultura.
A programação também conta com a exibição do filme “Até que a Música Pare”, gravado na Serra Gaúcha e falado majoritariamente em Talian, língua derivada da fusão de dialetos trazidos por imigrantes de diferentes regiões da Itália. Após a exibição, haverá um debate com o ator Hugo Lorensatti, protagonista do longa, Renata Rezende, assistente de direção, e João Tonus, pesquisador e professor de Talian.