Mais de 20 mil estudantes começam o ano letivo de 2026 na Universidade de Caxias do Sul no próximo dia 23 de fevereiro. Desse total, cerca de 2.800 são novos alunos. O período de matrículas segue até 15 de março.
De acordo com o reitor da UCS, Gelson Rech, a universidade também reforçou o time com 12 novos professores contratados, que vão ser destinados principalmente para a área da saúde, especialmente para o curso de Biomedicina, que está com as 90 vagas por semestre preenchidas e ainda conta com fila de espera
Além do aumento no número de alunos e professores, a UCS apresenta novidades na estrutura. Entre elas está o novo prédio da Incubadora Tecnológica (ITEC), com 2 mil metros quadrados, anexo ao Bloco 59. O espaço vai abrigar o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), o StartUCS, o CatalisaUCS e outros programas desenvolvidos pela UCSInova, a Agência de Inovação da universidade.
Também estão em andamento obras de melhoria em diversos blocos, além da climatização de todas as salas de aula. Segundo Rech, o investimento em climatização também contempla espaços com maior circulação de pessoas em outros campi, como Farroupilha, Bento Gonçalves, Canela, Guaporé e Nova Prata.
Ao todo serão 4,3 mil metros de piso tátil externo, que já está sendo instalado em frente a blocos como o CETEC (Blocos I, B, C e K), Galeria Universitária e Centro Clínico (Ceclin). A previsão é que a instalação avance de forma progressiva por toda a extensão do Campus-Sede.
Ainda estão previstos novos espaços para professores e secretaria, áreas de estudo e descompressão para os alunos, além da ampliação no número de salas de aula. Ao longo do semestre, também devem ser concluídas as reformas no pavimento 100.
