Criado em 2009 pela Prefeitura de Caxias do Sul, o projeto Troca Solidária é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e consiste na troca de quatro quilos de resíduos seletivos por um quilo de alimentos. A iniciativa tem parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação de Assistência Social (FAS). O programa convida os moradores a descartar quatro quilos de resíduos seletivos, em troca recebem um quilo de hortifrutigranjeiros. O limite é de 15 quilos por família.
As expectativas para 2025 estão altas após a iniciativa atingir marcas históricas no último ano. Foram 1.003.761 quilos de resíduos seletivos arrecadados ao longo do ano, que resultaram em 251.578 quilos de hortifrutigranjeiros para as famílias que participaram do programa. Esses foram os melhores números já registrados pelo Troca Solidária, que foi retomado em 2021, depois de uma pausa de dois anos durante a pandemia.
Neste ano, já foram arrecadados 217.218 quilos de resíduos e distribuídos 54.208,8 quilos de alimentos para 6.849 pessoas. O Gerente de Relações com a Comunidade, Márcio Serafini, destaca a função social do programa e os números positivos já alcançados em 2025.
A iniciativa acontece todos os sábados e percorre, alternadamente, 27 bairros/loteamentos de Caxias do Sul. Neste final de semana, ocorre mais uma edição do projeto em 12 bairros da cidade.
8h às 9h – Asa do Aeroporto, Centenário e Belo Horizonte
10h às 11h – Planalto, São Vicente e 1º de Maio
14h às 15h – Kayser, Campos da Serra e Vitória
16h às 17h – Paraíso Cristal, Portinari e Conquista
A ação, além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade, oferece um complemento alimentar e incentiva a agricultura familiar. O cronograma semanal, com horários e locais, pode ser conferido no site codeca.com.br e nas redes sociais da companhia.