O desembargador Voltaire de Lima Moraes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), disse em entrevista para a Rádio Caxias que o estado não enfrentou grandes problemas com relação a fake news. Ele credita isso à imprensa tradicional, que verifica informações antes de publicá-las, algo que nem sempre acontece nas redes sociais.
Moraes defende que os eleitores se orientem antes de escolher um candidato, analisando seus planos de ação e metas para a cidade. Ele destaca que o Rio Grande do Sul tem uma longa tradição de políticos visionários que se destacaram nacional e internacionalmente.
No entanto, o desembargador expressa preocupação com as altas taxas de abstenção nas eleições, especialmente, nas três capitais da região sul. Para abordar isso, o TRE-RS realizará um encontro de três dias em março do próximo ano para analisar a questão.
“Será que isso é bom para a democracia? Eu creio que não”, afirma.
Moraes ainda ressalta que é crucial avaliar o impacto da abstenção na democracia, pois uma baixa participação pode indicar falta de interesse nas eleições. Essa iniciativa visa promover uma discussão mais aprofundada sobre a importância do voto e do engajamento cívico no Rio Grande do Sul. No Estado apenas cinco municípios terão segundo turno, são eles: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria.