A afirmação foi do professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Marcelo Dutra da Silva, que palestrou nesta segunda-feira (03), durante a RA CIC Caxias (reunião-almoço), a primeira desde o início da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul no início de maio. O docente que também é lotado no Instituto de Oceanografia e ministra disciplinas como Fundamentos do Processo Ecológico, Ecologia de Paisagens e Planejamento Ambiental, abordou os crescentes desafios climáticos e suas implicações ecológicas e econômicas. Ainda sobre a situação do Estado, Silva também enfatizou a importância do planejamento para áreas de risco e inundação, alertando que a sustentabilidade exige ações imediatas e mudanças na forma como lidamos com o futuro. É preciso adaptação das cidades e prevenção.
Segundo ele, o poder público precisa investir mais na proteção do meio ambiente e desconfiar dos riscos que existem que são cada vez maiores, como por exemplo, a autorização para construção de empreendimentos pelo próprio poder público e que estão no lugar errado.
A palestra marcou a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente 2024 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul.