A Páscoa está próxima e, com ela, aumenta a procura pelos tradicionais produtos de chocolate. Uma pesquisa realizada, anualmente, pela Câmara de Diretores Lojistas de Caxias (CDL), apontou que a pretensão de compras do consumidor de da cidade aumentou 4,3% em relação ao ano passado. Porém, ele vai encontrar produtos mais caros, este ano.
O levantamento revelou que o tíquete médio deverá ficar em R$ 212, com uma alta de 8,2%. A Analista de Informações de Mercado da CDL , Franciele Matté, avalia que, apesar do aumento dos preços, a perspectiva para o setor é positiva.
Na pesquisa apresentada pela CDL,59,9% das pessoas afirmaram que o valor será igual ao do ano passado, enquanto para 36,2% será maior. Daqueles que informaram que não comprarão nada, 30,2% não têm a quem presentear; e 27% apontaram falta de dinheiro ou crédito. Entre os entrevistados, 23% pretendem priorizar outros gastos e 14,3% não comemoram a data.
Franciele ainda explica que o comércio local ainda é o preferido pelos consumidores. Conforme a pesquisa, a venda de produtos de Páscoa pela internet teve queda. Apenas 1,3% dos entrevistados disseram que vão comprar por meio de plataformas digitais. No ano passado, o percentual era de 2,8%.
A pesquisa apontou também que a maioria dos consumidores devem adiantar as compras. O pico de vendas deve ocorrer na próxima semana, que antecede a Páscoa, celebrada no dia 31 de março. Somente 11,6% dos entrevistados afirmaram que comprarão na véspera ou até no dia.