Com a inauguração do novo posto nesta segunda-feira (9), Caxias do Sul passa a contar com três unidades de atendimento da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), órgão estadual correspondente à antiga Inspetoria Veterinária. Os outros dois postos estão localizados em Vila Seca e Criúva, ambos implantados em janeiro de 2022, funcionando junto das subprefeituras locais.
Devido a descentralização, os produtores rurais não precisarão mais se deslocar até o centro de Caxias ou para municípios vizinhos para buscar os serviços da IDA. A veterinária e responsável pela Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul, Luiza Virgínia Caon, ressalta a facilitação na prestação de serviços ao produtor rural.
Outros serviços ainda prestados nos postos de atendimento são a declaração anual de rebanho, declarações complementares de atualização de rebanho, confirmação de recebimento de animais, protocolo de documentos de interesse da Inspetoria, entrega de atestado de vacina de brucelose e informações sobre a sanidade animal, entre outros.
A instalação do posto em Vila Oliva foi aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) em abril deste ano. Para a escolha do local, levou-se em consideração o número de produtores rurais do distrito: 483 produtores com talão, sendo 183 pecuaristas (37,88%), o distrito com o rebanho mais robusto do município, ainda sem uma unidade da IDA.